No dia 18 de Março do ano de 2023, durante celebração da Santa Missa, na Paróquia São Gabriel Arcanjo, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Adair José Guimarães, no uso legítimo de suas atribuições pastorais e jurídicas, erigiu canonicamente na Paróquia São Gabriel o CONVENTO NOSSA SENHORA DO CARMO, da Associação dos Freis Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, com todos os direitos e deveres.
Os irmãos, sempre que possível, em número de três, residirão ad tempore com o Pároco numa casa providenciada em aluguel até que seja edificado o convento definitivo ao lado da Igreja Matriz de São Gabriel.
Servirão ao Povo de Deus na Paróquia São Gabriel, nos trabalhos e atividades que decidirem com o Pároco, podendo atuar em todo território da Diocese, conforme disponibilidade e autorização do Pároco às solicitações do clero.
Todas os irmãos com votos perpétuos ou temporários que habitarem o referido Convento, receberão automaticamente o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, da Palavra e das Exéquias, não necessitando para o exercício outra veste que o hábito religioso comumente usado.
A Comunidade da Paróquia São Gabriel será responsável pela manutenção dos irmãos e do veículo de propriedade da Associação colocado à disposição dos trabalhos da Paróquia, conforme estabelecido no contrato entre a Paróquia e a Associação, incluindo o direito de férias.
Será disponibilizada a Capela do Santíssimo no Convento a ser usada pelos irmãos. Sempre que possível, deverá haver a celebração conventual da Divina Liturgia Eucarística para eles, bem como possibilitar que haja o atendimento de confissão e direção espiritual da comunidade religiosa. Qualquer sacerdote em atividade na Diocese poderá celebrar para os irmãos e atendê-los espiritualmente.
Os Irmãos terão plena liberdade de expressar o carisma da Associação na Comunidade, Paróquia e Diocese, acolher vocações e promover a celebração concernente ao seu carisma.
Invocamos as Bênçãos de Deus e a Intercessão de Nossa Senhora do Carmo e do Arcanjo Gabriel sobre o Convento ora erigido e sobre os trabalhos de evangelização, pastoral e catequese a serem efetivados pelos abnegados religiosos.
DADAS na Sede Episcopal de Formosa, no dia 18 de março de 2023, solenidade antecipada de São José, Ano Vocacional Nacional