20.6 C
Formosa
sexta-feira, 22 novembro, 2024 - 23:23 PM

IV Domingo do Tempo Comum

-

Viver as bem-aventuranças é viver na verdade, é viver em Cristo

Hoje a Palavra de Deus nos presenteia com o belo texto das Bem-aventuranças que nos fala, em primeiro lugar de Nosso Senhor, pois Ele é O Bem-aventurado por excelência. É o pobre de espírito, que não se apegou à sua glória divina vindo assumir a nossa condição humana. É o manso de coração, que não reagiu com violência diante dos seus algozes. Sua fome e sede de justiça revelou-se na cruz ao cumprir inteiramente a vontade do Pai. Ele é o misericordioso que se compadece das nossas fraquezas. O puro de coração, promotor de paz, contra o qual se levantou toda espécie de mentira, mas Ele fez prevalecer a verdade.

Olhando as Bem-aventuranças e Cristo o Bem-aventurado, caminho de felicidade, porque bem-aventurado quer dizer feliz, compreendemos que as bem-aventuranças escancaram a mentira do mundo uma após a outra. Enquanto as bem-aventuranças afirmam: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”, o mundo nos ensina que só pode ser feliz quem é prepotente, ambicioso, prospero, orgulhoso.

O mundo ignora os aflitos, os pobres, os pequenos, enquanto que estes são objeto da consolação que vem de Deus. O mundo promove a violência, a guerra, Jesus nos ensina que somente os mansos herdarão o Reino dos céus. Neste mundo somos constantemente tentados a ser dominados pela injustiça, pela infidelidade a Deus; Jesus nos ensina que somente os sedentos de justiça, ou seja, que são obedientes a Deus, que confiam nas suas promessas é que serão saciados.

A cultura atual está dominada por uma nefasta idolatria do sexo, do corpo, do obsceno, do prazer, da falta de pudor, da luxuria. Jesus nos ensina que somente os puros de coração poderão ver a Deus. Ser bem-aventurado com Cristo significa romper com todas estas mentiras, mesmo que isto nos traga infortúnios, desprezo, perseguições.

Viver as bem-aventuranças é viver na verdade, é viver em Cristo, é ser feliz com Ele, é romper com a espessa nuvem de mentira na qual este mundo está envolvido. Mentiras que vão deformando a fé e a dignidade das pessoas. Jesus não nos engana, há somente um caminho de felicidade, fazer-se bem-aventurado com Ele, procurando imitir sua pobreza de espírito, sua misericórdia, sua pureza de coração, sua sede de justiça e de paz, sua mansidão.

Não nos acostumemos com a mentira, ou com as grandes mentiras pragadas no mundo. Alguns dizem: “Todas a religiões são verdadeiras”, Jesus nos diz: “Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (Jo 14, 6). Outros afirmam: “Toda cultura é boa e compatível com o evangelho”; a Palavra de Deus nos diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (Rm 12, 2).

As ideologias dominantes afirmam: “Ninguém nasce homem ou mulher”; a Palavra de Deus nos diz: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou” (Gn 1, 27). Poderíamos aqui seguir com uma lista interminável de mentiras que são difundidas como se fossem verdade: “Deus não existe”, “Faça o que você quiser, seja livre e serás feliz!”, “Ganhe muito dinheiro, tenha sucesso e fama e serás feliz!”, “Você não precisa de Cristo, da Igreja, dos irmãos!”.

Porém, o caminho da mentira conduz à morte, à infelicidade, o Caminho de Cristo, das bem-aventuranças nos conduz à vida, à felicidade. Estão estes dois caminhos sempre postos diante de nós, temos que escolher por qual queremos percorrer. Quando optamos pelo caminho das bem-aventuranças temos que enfrentar a hostilidade e o desprezo das pessoas; mas o Senhor nos promete: “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5, 12ª).

 

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: Sf 2, 3;3,12-13/Sl 145/ICor 1, 26-31
Evangelho: Mt 5, 1-12ª

Compartilhe

Últimas publicações

Encontro de Formação para os Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística da Forania Imaculada Conceição

“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. E como o Pai, que é vivo,...

42 anos de vida do Padre Francisco Keison (01/11)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

68 anos de vida ao Diácono Sergio Boffo (03/11)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Sergio Boffo,...

52 anos de vida do Padre Daniel de Paula (09/11)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X