O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, o padre Francisco Agamenilton Damascena, atual vigário da paróquia São Sebastião, em Uruaçu (GO), como bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO).
Com a transferência de dom Adair José Guimarães para a diocese de Formosa, também em Goiás, a diocese de Rubiataba-Mozarlândia estava vacante desde 27 de fevereiro de 2019. Até então, a diocese esteve sob os cuidados pastorais e administrativos do monsenhor Vanildo Fernandes Mota.
Trajetória e formação
O padre Francisco nasceu em 25 de junho de 1975, em Currais Novos (RN). Ingressou, em 1993, no seminário arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, da arquidiocese de Brasília (DF), onde deu início à sua formação sacerdotal. De 1994 a 1997 desenvolveu seus estudos em Filosofia no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, em Roma, onde também concluiu seus estudos em Teologia de 1997 a 2000.
Foi ordenado diácono em 16 de setembro de 2000, em Caicó (RN), incardinando-se na diocese de Uruaçu (GO). Sua ordenação sacerdotal se deu em 19 de março de 2001, em Niquelândia (GO). O sacerdote é especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Educação Superior de Cariacica (ES), mestre em Filosofia pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum – Roma (1997) e doutor em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense – Roma (2016).
Vida pastoral e ministerial
Na diocese de Uruaçu (GO), onde incardinou-se após sua ordenação presbiteral, além de presbítero em várias comunidades e paróquias, atuou como diretor acadêmico do Instituto Diocesano de Filosofia, de 2000 a 2010, mestre de disciplina do Seminário Diocesano São José, de 2000 a 2007, professor do Instituto Diocesano de Filosofia, de 2000 a 2011 e de 2016 a 2017.
Também exerceu a funções de notário da Câmara Auxiliar Permanente, de 2000 a 2012, chanceler, de 2001 a 2012 e foi membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, no mesmo período. Assumiu a funções de coordenador diocesano da pastoral da educação, de 2003 a 2012, coordenador de pastoral do setor II, de 2004 a 2007, vice-reitor do Seminário Diocesano São José, de 2007 a 2010, membro do Conselho de Formadores, de 2007 a 2012.
O padre atuou como diretor espiritual da Associação Pietatis Opus, de 2010 a 2012. Ele também foi coordenador diocesano de pastoral e membro do Conselho de Presbíteros, de 2017 a 2018. Exerceu a função de diretor espiritual do Seminário São José (propedêutico), em 2018. Atualmente, além de vigário da paróquia São Sebastião, ele exerce as funções de diretor acadêmico da Escola Diaconal São Lourenço e administrador diocesano de Uruaçu.
Saudação da CNBB ao padre Francisco Agamenilton Damascena
Brasília-DF, 23 de setembro de 2020
Prezado monsenhor, Francisco Agamenilton Damascena, saúde e paz!
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com a sua nomeação para bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO). Felizes por acolhê-lo como um irmão no episcopado brasileiro, agradecemos o gesto do Santo Padre, que com mais essa nomeação expressa seu zelo pela Igreja no Brasil, especialmente pelo Centro-Oeste.
Neste mês que celebramos na Igreja no Brasil, o Mês da Bíblia, abrimos as portas da CNBB ao senhor e exortamos: “abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15, 11), como resposta de um ministério a serviço da Palavra de Deus e dos seus preferidos. É também do Santo Padre que mais uma vez aguardamos o apelo para abrirmos nossos corações e formamos uma fraterna comunhão entre irmãos.
Receba as boas-vindas à nossa Conferência Episcopal, nosso fraterno abraço e os nossos mais sinceros votos de um frutuoso ministério episcopal, que desejamos esteja guardado pelos cuidados de Nossa Senhora da Glória, padroeira da diocese de Rubiataba-Mozarlândia.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
_______
Fonte: CNBB