28.2 C
Formosa
quinta-feira, 21 novembro, 2024 - 12:21 PM

PRIMEIRO ENCONTRO DE ACÓLITOS E COROINHAS DA FORANIA SANT’ANA DE POSSE 2023

-

No dia 4 de junho, mês do Sagrado Coração de Jesus, a Pastoral Vocacional da Diocese de Formosa promoveu o Primeiro Encontro de Acólitos e Coroinhas na Paróquia Sant’Ana de Posse, o primeiro da Forania Sant’Ana. O evento reuniu em torno de 120 jovens servidores do altar, representantes das cidades de Iaciara, São Domingos, Nova Roma, Posse e Guarani.

O encontro de acólitos e coroinhas tem por objetivo primeiro ajudar os jovens no discernimento vocacional e, até mesmo, colaborar para o despertar da vocação. Por isso, são ministradas palestras sobre vocação sacerdotal, matrimonial e religiosa, pelos seus devidos representantes o quanto possível. Além de músicas vocacionais, orações e preces
nessas intenções.

O evento aqui relatado iniciou-se às 8h30 com o café da manhã, seguida da celebração da Santa Missa celebrada pelo padre Antônio Barbosa, reitor do Seminário Nossa Senhora d’Abadia, em Formosa. Logo após a celebração, houve um lanche seguido das atividades próprias do encontro coordenadas pelos seminaristas propedeutas e menores. Estas iniciaram-se com um momento de oração comunitária seguida de reflexões sobre a vocação em geral, vocação sacerdotal, matrimonial e religiosa, entremeadas por orações e músicas.

Como a vida de todo cristão resume-se em adorar Jesus na Eucaristia, o padre Antônio encerrou o encontro com um momento de adoração e a benção do Santíssimo Sacramento. Às 13h00 o almoço foi servido e todos se dirigiram para seus respectivos lares.

O mais relevante nisso tudo é saber que todos precisamos discernir muito bem a própria vocação se quisermos ser felizes nesta terra fazendo a vontade de Deus, para sermos plenamente felizes na Vida Eterna juntos d’Ele e de todos os nossos irmãos. Esse cuidado de discernimento ganha relevância quando se trata de pessoas que servem ao sacrifício de Cristo nos altares, o que exige maior clareza e retidão na vida espiritual.

Cabe à Igreja ajudar os seus filhos a fazerem a vontade de Deus nas vocações que o Senhor lhes concedeu para que, no fim de suas vidas, possam dizer como São Paulo a Timóteo: “combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.” (IITm 4, 7-8)

Seminarista Vinícius Lim Costa de Melo.

Compartilhe

Últimas publicações

Encontro de Formação para os Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística da Forania Imaculada Conceição

“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. E como o Pai, que é vivo,...

42 anos de vida do Padre Francisco Keison (01/11)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

68 anos de vida ao Diácono Sergio Boffo (03/11)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Sergio Boffo,...

52 anos de vida do Padre Daniel de Paula (09/11)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X