Formosa
sábado, 27 abril, 2024 - 15:24 PM

Tempo de Férias: Descanso, oração e trabalho

“ Vinde, a sós, para um lugar deserto e descansai um pouco!” Mc 6,30-34

Estamos nos aproximando das férias escolares, também, na maiorias das paróquias, haverá o recesso das atividades da catequese. Quero oferecer às crianças, aos pais e mães uma breve reflexão sobre esse tema, à luz da fé cristã.

O tempo das férias é um período marcado pela interrupção de atividades habituais, como idas à escola, empresas, além de outros lugares e atividades profissionais. Assim como o trabalho, o descanso é uma necessidade vital para o corpo. Não podemos negligencia-lo, sob o risco de adoecer e comprometer o desempenho físico, espiritual, intelectual e emocional. Descansar é um direito e um dever!

Estamos em tempos de ativismos. Quanta correria por justas preocupações! Que o digam os pais e mães na luta diária pelo honesto e justo sustento de suas famílias!

No Evangelho de São Marcos 6, 30-34, vemos Jesus que faz uma constatação: os discípulos e Ele próprio estão cansados. Desta forma, os convida a retirar-se para um lugar deserto a fim de descansar um pouco.

O tempo de férias, o dia de folga, o final de semana, sobretudo, o Domingo, são tempos para interromper algumas atividades, dar lugar ao descanso e outras ocupações que possam nos ajudar a recompor as forças. Naturalmente, cada pessoa poderá desenvolver seu programa de descanso considerando sua realidade e necessidade.

Descansar nem sempre é sinônimo de dormir o dia todo ou nada fazer! Algumas horas a mais de sono, podem ajudar. Mas não são suficientes. É preciso estabelecer uma boa rotina que permita convivência, diversão, atividade física, oração e trabalho.

O tempo das férias escolares é uma oportunidade para que as crianças e jovens possam aprofundar a relação familiar, cultivar amizades reais e próximas, desenvolver atividades domésticas, estabelecer contato com a natureza, ler um bom livro, desenvolver a caridade, sobretudo com os idosos e doentes, a fim de que não falte o conforto e o apoio das pessoas amigas; cultivar vida de oração: missa dominical, visitas ao Santíssimo Sacramento, oração do terço, meditação da Palavra de Deus. Afinal, há muitos cansaços que só encontram descanso em Deus. E, de Deus, não tiramos férias!

É necessário estabelecer com as crianças e jovens uma rotina saudável nas férias. É certo que a presença das crianças em tempo integral na casa modificará a rotina familiar. Por isso, disciplina, envolvimento e planejamento serão importantes.

O Papa emérito Bento XVI, em 13 agosto de 2006, fez algumas recomendações úteis para esse período:

“O tempo das férias torna-se para muitos ocasião proveitosa para encontros culturais, para momentos prolongados de oração e de contemplação em contato com a natureza ou em mosteiros e estruturas religiosas. Dispondo de mais tempo livre podemos dedicar-nos com mais facilidade ao diálogo com Deus, à meditação da Sagrada Escritura e à leitura de algum livro formativo. Quem faz a experiência deste repouso do espírito, sabe como ele é útil para não reduzir as férias simplesmente a distrações e divertimentos. A participação fiel à celebração eucarística dominical ajuda a sentir-se parte viva da comunidade eclesial também quando se está fora da própria paróquia. Onde quer que nos encontremos, temos sempre necessidade de nos alimentarmos da Eucaristia. Recorda-nos isto a página evangélica deste domingo, apresentando-nos Jesus como o Pão da vida. Ele mesmo, segundo quanto escreve o evangelista João, se proclama “o pão vivo que desceu do céu” (cf. Jo 6, 31), pão que alimenta a nossa fé e a comunhão entre todos os cristãos.”

Sublinho nesta catequese do Santo Padre Bento XVI, a recomendação de buscar o repouso do espírito, participação fiel à celebração da missa no domingo, retomada da consciência que pertencemos a uma comunidade eclesial: a Paróquia!

No período das férias, é necessário não descuidar das atividades religiosas! A oração é nosso alimento e força! Jesus na Eucaristia nos espera como amigo e irmão. São João Paulo II falando às crianças, em 14 de Junho 1979, dizia: “ Jesus espera-nos no Paraíso! Não esqueçais essa verdade suprema e confortante. E que é a Sagrada Comunhão senão o Paraíso antecipado¿ De fato, na Eucaristia é o próprio Jesus que nos espera e encontrá-lo-emos um dia face a face no Céu.”

Favorecer atividades conjuntas em família, desfrute dos pequenos momentos, exercite a gratidão, visite um familiar, acolha um amigo em casa ou visite um amigo. Enfim, descanse, aproveite e reze!

Que Deus os abençoe neste tempo de descanso, convivência, oração e trabalho!

Perseverança…! E sempre, vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho

Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima