Sábado da 26ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 10,17-24

Viver na espera do céu!

O mês de outubro é caracterizado em nossa Igreja como o mês dedicado às missões. E o Evangelho que a Liturgia nos apresenta neste sábado relata o regresso do trabalho missionário realizado pelos setenta e dois discípulos que foram enviados por Nosso Senhor Jesus. Com todo entusiasmo eles relatam a Jesus: Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome (Lc 10,17).

Entretanto, Nosso Senhor nos ensina que existe motivos ainda maiores para nos alegrar: não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu” (Lc 10,20). A certeza da existência do céu e a convicção de que temos um lugar preparado para nós no Reino Celestial (Cf. Jo 14,2-3) deveriam ser elementos suficientes para que a tristeza ou o desânimo nos dominassem.

São Paulo chegou a ponto de dizer que “nós somos cidadãos do céu” (Fil 3,20), mas o materialismos, o imediatismo, o culto ao corpo, e tantas outras práticas da atual sociedade tem conseguido apagar a esperança da vida eterna em muitos cristãos católicos. Infelizmente é fácil verificar no meio da atual comunidade cristã que o desejo pelo céu está perdendo espaço pelo desejo de uma vida fácil, abonada em riquezas, com muitos prazeres a desfrutar.

A falta de referência para com a verdadeira vida que nos espera, a vida eterna, tem favorecido o surgimento de uma nova geração de cristãos que temem a morte, pois a influência do neo-paganismo, que não crê na vida após a morte, aos poucos está marcando a postura de muitos cristãos. Por isso, é salutar essa chamada de atenção de Nosso Senhor sobre a grande alegria de termos nossos nomes inscritos no céu (Cf. Lc, 10,20).

É urgente a necessidade de evangelizar muitos cristãos batizados, que não mais anseiam habitar nos Átrios do Senhor (Cf. Sl 83,3). A vida de todos nós católicos deve consistir em buscar as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus (Col 3,1).

Que Maria Santíssima Interceda a Deus por nós, para que, ao correspondermos à vontade de Deus, um dia sermos merecedores do céu como o foi Nossa Mãe.

Assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Nomeado Pároco da Paróquia São Sebastião
Formosa – GO


Leituras: Jó 42,1-3.5-6.12-16 / Sl 118 (119)
Evangelho: Lc 10,17-24