24.5 C
Formosa
terça-feira, 3 dezembro, 2024 - 14:12 PM

Evangelho NO HOJE (07/03/2020) – Mateus 5,43-48

-

Sábado da 1ª Semana da Quaresma
Evangelho – Mateus 5,43-48

Não existe limites ao Amor!

O primeiro mandamento da Lei de Deus se resume em amar (cf. Deut. 5,4-9) com um amor exclusivo e primordial que deve ser expressado a Deus em primeiro lugar em nossa vida. Nosso Senhor Jesus Cristo, em seus ensinamentos, nos recorda a necessidade de cumprir esse mandamento e ainda nos mostra a importância de observar um segundo mandamento para ser salvo: “Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe” (Mc 12,31).

Entretanto, no atual contexto em que vivemos, o amor tem perdido sua expressão concreta, sendo reduzido mais a uma teoria ou uma realidade abstrata, pois as pessoas estão deixando de amar. O amor está diminuindo e desaparecendo do nosso meio. Isso faz com que poucas pessoas possam experimentar a força de um amor. Infelizmente hoje em dia é fácil encontrarmos com pessoas que não sabem amar porque não foram amadas e não se sentem amadas.

Outras pessoas tentam abrir-se para vivenciar o amor, mas não chegam à essência do Amor Verdadeiro e se estabilizam nas esferas mais básicas do amor: amor amizade e o amor conjugal que nascem mediante relacionamentos que estabelecemos ao longo da vida. Entretanto, limitar a força do amor somente nos vínculos afetivos não nos proporcionam bençãos divinas. É o que nos disse Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho de hoje: “Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?” (Mt 5,46).

Deste modo, entendemos que não podemos limitar nossa capacidade de amar, pois não existe limites ao amor. Nosso Senhor Jesus nos ordena a buscar um amor que nos torna cada vez melhores, um amor que nos leve a dar passos largos no caminho da santidade, um amor que nos faça ser perfeitos, como Deus é perfeito (cf. Mt 5,48). Somente esse tipo de amor nos permite a amar quem nos odeia, quem nos prejudica, quem nos persegue, etc. Este é o amor com que Nosso Senhor Jesus Cristo nos amou e é a forma como nós devemos amar. “Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,34).

Que Nossa Mãe, Maria Santíssima, interceda à Deus por nós, a fim de que não desistamos de amar, para que nos arrisquemos e nos lancemos no amor que nos perfecciona, nos purifica, nos santifica e que abre para nós as portas do céu.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: Dt 26,16-19 / Sl 118 (119)
Evangelho: Mt 5,43-48

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

Dom Adair completa 38 anos de Ordenação Sacerdotal (21/12)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 21 de dezembro de 1986, o Dom Adair José...

24 anos de Ordenação Presbiteral do Pe. Romilson Gonçalves (02/12)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 02 de dezembro de 2000, o Padre Romilson Gonçalves...

30 anos de Ordenação Presbiteral do Pe. Mário Vieira (03/12)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 03 de dezembro de 1994, o Padre Mário Vieira...

30 anos de ordenação presbiteral do Pe. Marcos Reges (03/12)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 03 de dezembro de 1994, o Padre Marcos Reges...
Artigo anterior
Próximo artigo

Últimos comentários

X