Sábado da 24ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 8,4-15
“Ser cristão é ser semeador!”
O Evangelho que a Liturgia nos apresenta neste sábado, não precisa de muitas explicações, pois o próprio Cristo quem nos fala, Ele mesmo esclarece o sentido da Parábola do Semeador, em seus pequenos detalhes. Acredito que esta homilia feita por Nosso Senhor Jesus dispensa qualquer outra reflexão sobre o Evangelho de hoje.
Entretanto, como a Palavra de Deus é viva, eficaz e guiada pelo Espírito Santo, todos nós podemos receber as moções divinas da Sagrada Escritura que escutamos e meditamos. Neste sentido, atrevo-me partilhar uma singela reflexão deste atual Evangelho, que hoje nos foi proposto.
As Palavras de Nosso Senhor Jesus, ao explicar a Parábola do Semeador, fez-me refletir sobre a minha responsabilidade em semear a Palavra de Deus ao longo do caminho que estou percorrendo. Assumo essa missão não apenas por ser sacerdote, mas por ser cristão, que leva a sério a missão que Nosso Senhor Jesus confiou a todos os seus discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Essa ordem que recebemos de Nosso Senhor deve estar presente em nossa vida, ao ponto de entendermos que ser cristão é ser semeador da Palavra Eterna de Deus.
Infelizmente, poucos são aqueles que tem a coragem de levar a Palavra de Deus em toda parte. São Paulo em sua Segunda Carta à Timóteo, nos deixou uma importante exortação: “prega a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir” (4,2).
Interessante ver como as pessoas se apresentam como peritos em diversos assuntos: política, futebol, religião, etc. Muitos são capazes de dar explicações e soluções para os diversos problemas como meio ambiente, violências, coronavirus, etc. E quantos são aqueles que conseguem manter longas conversações sobre os mais variados assuntos, mas se calam ao falar de Deus, Sua Providência Divina, Sua Palavra.
Chegamos ao extremo, em que alguns padres e até bispos deixam de anunciar a Jesus em suas homilias, em suas pregações para refletir e ensinar questões alheias ao seu ministério sacerdotal. Que Maria Santíssima possa interceder por nós, a fim de que sejamos portadores da Palavra de Deus e anunciadores do Evangelho, para que o mundo creia e seja salvo por Cristo Jesus, Nosso Senhor.
Que assim seja!
Padre Fláunei Alves Pereira
Nomeado Pároco da Paróquia São Sebastião
Formosa – GO
Leituras: 1Cor 15,35-37.42-49 / Sl 55 (56)
Evangelho: Lc 8,4-15