Sábado da 25ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 9,43b-45
“O necessário aprofundamento da fé”
O Evangelho, que a Liturgia nos apresenta neste último sábado do mês de setembro, traz duas afirmações, que em si mesmas são antagônicas, pois apresentam sentidos contrários entre elas. O primeiro versículo começa dizendo: “todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia” (Lc 9,43b) e o último versículo diz: “Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia” (Lc 9,45a). Interessante observar como os discípulos se encantam com as obras realizadas por Nosso Senhor, mas não compreendem suas Palavras, seus ensinamentos.
Estes discípulos revelam uma superficialidade de fé, justamente por acomodar em ser discípulos a partir da mera admiração dos elementos externos da Missão do Cristo Jesus, como os milagres, as curas, os exorcismos, etc. Entretanto, o essencial da fé, aquilo que dá fundamento e sentido na vida do discípulo, não era compreendido e muito menos se atreviam a fazer perguntas para sanar as possíveis dúvidas (Cf. Lc 9,45).
Infelizmente este tipo de fé superficial tem marcado muitas gerações e contagiando muitos cristãos católicos em nossos dias. Lamentavelmente ainda encontramos muitas pessoas que, depois de participarem de uma Missa, ainda emocionadas pela Celebração Eucarística, chegam a dizer: “como a Missa foi bonita!”. E se alguém perguntar: “Qual foi o ensinamento do padre?” Ou “O que dizia as leituras da Missa?”, certamente não saberiam responder.
Isso acontece porque ainda temos muitos católicos que se limitam ao mínimo na fé e não buscam alcançar uma melhor compreensão daquilo que se crê. Uma grande quantidade de católicos ainda associam o valor da Missa ao padre que a celebra, ou com as músicas que são cantadas e até mesmo pela quantidade de pessoas dentro da Igreja. A Missa tem seu valor em Cristo Jesus que lá se faz presente, vivo em Sua Palavra e na Eucaristia.
“Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos” (Tg 1,22). A essas palavras do Apóstolo São Tiago devemos entender a necessidade de um aprofundamento em nossa fé, para nos comprometermos ainda mais com a Verdade Revelada que acreditamos. Que Maria Santíssima interceda a Deus por nós para que conhecendo mais a fé que professamos possamos colaborar com o anúncio do Reino Celestial pelo testemunho autêntico da nossa fé.
Padre Fláunei Alves Pereira
Nomeado Pároco da Paróquia São Sebastião
Formosa – GO
Leituras: Ecl 11,9-12,8 / Sl 89 (90)
Evangelho: Lc 9,43b-45