Sábado da XVI Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 13,24-30
Joio ou Trigo, quem eu sou?
No Evangelho de hoje Jesus, por meio de uma parábola, nos apresenta um Deus que semeia sementes boas de trigo, e que ao ser questionado por seus discípulos responde que o trigo foi Ele quem plantou e o joio por sua vez, foi o inimigo quem o fez.
Deus, em nossas vidas, semeia somente semente boa, Ele só quer para nós coisas boas, mas o inimigo vai aproveitar algum momento para semear o seu joio. Em nossa vida sempre haverá sementes de trigo e sementes de joio, e sendo assim, como na parábola contada por Jesus, nós vamos ser corresponsáveis por algumas sementes semeadas no campo de nosso próximo.
Que tipo de semente você tem semeado nos campos do seu próximo? Você tem semeado joio ou trigo? Em outras palavras você tem deixado rastros do céu ou do inferno por onde você passa? Você tem sido canal de graça na vida dos outros, ou motivo de discórdia e de tristeza?
O trigo semeado por Deus tem a função de se tornar alimento, de se tornar pão, de fornecer vida, energia. Já o joio, semeado pelo inimigo, se ingerido em grandes quantidades é como veneno para o ser humano, se colhido e triturado junto com o trigo, deixa um sabor amargo, tirando a qualidade do trigo. Você tem sido alimento, fonte de vida, ou tem sido veneno, deixando um sabor amargo na vida dos outros?