Sábado depois das cinzas
Evangelho – Lucas 5,27-32
Em que consiste a conversão?
“Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão” (Lc. 5,32). Nada melhor que escutar essa frase de Nosso Senhor Jesus Cristo, principalmente neste tempo forte em que estamos vivenciando em nossa Igreja, Tempo da Quaresma, aonde todos somos convidados a buscar em Deus uma verdadeira conversão.
É bom ressaltar que a conversão vai muito mais além de uma simples profissão de fé ou uma demonstração de ser cristão por saber muitos tipos de orações ou por não perder nenhuma missa semanal, etc. Nosso Deus e Senhor já havia recriminado as obras vazias de fé que eram praticadas pelo povo de Israel: “Esse povo vem a mim apenas com palavras e me honra só com os lábios, enquanto seu coração está longe de mim” (Is. 29,13).
A conversão consiste numa verdadeira mudança de vida! Ser capaz de abandonar um ritmo de vida que não agrada a Deus e as vezes pode até prejudicar nosso próximo para assumir uma nova postura, uma nova conduta. O Evangelho deste sábado nos mostra um exemplo de conversão. Levi, também conhecido por Mateus, estava na coletoria de impostos, uma profissão que não era bem vista entre os judeus, pois normalmente os cobradores de impostos cobravam mais do que as pessoas deviam, eles eram considerados verdadeiros ladrões.
Mas, a partir do momento em que Mateus se encontra com Jesus e escuta sua voz, deixou toda vida miserável de pecados para seguir por uma nova vida de graças, seguindo ao próprio Cristo Jesus. Mateus passou a ser um dos apóstolos, e graças a sua conversão, todos podemos conhecer um pouco mais da vida de Jesus, pois ele também escreveu um dos Evangelhos que leva o seu nome.
O tempo em que estamos vivenciando é um tempo favorável para nos encontrarmos com Jesus, para escutar sua voz que também nos chama a conversão. Aproveitemos o pouco tempo que temos, pois é breve, e busquemos também nós essa conversão, essa mudança de vida, para um dia também nós podermos estamos na mesa celestial junto com Nosso Senhor Jesus e saborear das delicias do banquete eterno.
Que Nossa Senhora, refugio dos pecadores, interceda a Deus por nós, para que alcancemos a conversão, a fim de que sejamos santos, como Santo é o Nosso Deus.
Que assim seja!
Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha
Leituras: Is 58,9b-14 / Sl 85 (86)
Evangelho: Lc 5,27-32