A 9ª Romaria dos Catequistas do Regional Centro-Oeste da CNBB a Trindade já tem data marcada. Será no dia 19 de agosto, com saída prevista para as 6h da manhã, do Portal da Fé, em Trindade. O tema deste ano, conforme o bispo de Goiás e referencial para a catequese no regional, Dom Eugênio Rixen, é “Família, sujeito da Igreja em saída a serviço do Reino”, e o lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14), em sintonia com o Ano Nacional do Laicato e com o Ano Regional da Família.
A expectativa é que a exemplo do ano passado, mais de 2 mil catequistas do estado de Goiás e do Distrito Federal participem da peregrinação. “Queremos trazer mais catequistas, sobretudo porque neste ano celebramos a família no regional, e os leigos em toda a Igreja no Brasil. Sabemos que nossos catequistas são formados por estas duas parcelas do povo de Deus e se faz muito importante agradecer a Deus pela caminhada que estamos fazendo por meio dessa pastoral que é tão significativa para a evangelização”, afirmou Dom Eugênio.
Além da romaria, a programação prevê também a Santa Missa com toda a comunidade no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Em seguida, um momento de animação no Ginásio de Esportes da cidade com alguns padres e seminaristas da Diocese de São Luís de Montes Belos.
Formação
Além da romaria, segundo Dom Eugênio, está previsto para o segundo semestre também um encontro com todas as dioceses do regional sobre a missão do catequista. Para organizar essa atividade e a romaria, a Comissão Executiva da Pastoral Bíblico-Catequética do regional se reuniu no dia 11 de maio, na sede do Regional Centro-Oeste, em Goiânia. A formação será orientada pelo assessor da Comissão para o Laicato da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo. “O assessor deverá nos animar a respeito da missão do catequista que deve ser também a missão de todo leigo engajado”, completou Dom Eugênio.