Durante uma semana, de segunda-feira 28 de maio a sábado, 2 de junho, a Fraterna Domus de Sacrofano (Roma) será a sede da Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias (POM), oportunidade do reencontro dos diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias de todos os continentes, com o Presidente e os secretários-gerais das quatro Obras Missionárias.
Os trabalhos serão abertos pelo discurso do cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e pelo pronunciamento do arcebispo Giampietro Dal Toso, secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos e Presidente das POM.
Seguem as formalidades habituais e, na tarde de segunda-feira, terá início a sessão pastoral da Assembleia (28 e 29 de maio) sobre o tema “Com os jovens, proclamamos o Evangelho a todos.”
As duas palestras principais serão dedicadas ao tema “Os jovens, recurso para a Missão” (Dra. Yolanda Valero) e ao relatório “Evangelização e mundo digital” (Dr. Jesus Colina). Após as palestras seguirão as sessões de trabalho sobre o tema.
Quarta-feira, 30 de maio, uma sessão dedicada ao Outubro Missionário 2019 – que prevê grupos de trabalho por continente para discutir propostas e iniciativas – abrirá a sessão ordinária da Assembleia.
A partir da tarde, os Secretários-Gerais das quatro Pontifícias Obras Missionárias apresentarão o relatório do ano passado e a previsão orçamentária.
Farão uso da palavra o Pe. Ted Nowak, OMI, Secretário Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé; Pe. Fernando Domingues, MCCJ, Secretário Geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo; Ir. Roberta Tremarelli, AMSS, Secretária Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionário; Pe. Fabrizio Meroni, PIME, Secretário Geral da Pontifícia União Missionária, Diretor do CIAM e Diretor da FIDES.
Após a apresentação dos relatórios seguirão as falas dos presentes e os debates. O relatório final será apresentado por Mons. Charles Soldateschi, encarregado da Administração.
Na manhã de sexta-feira, 1º de junho, os participantes da Assembleia serão recebidos em audiência pelo Santo Padre e à tarde, participarão da Missa concelebrada no altar da Cátedra na Basílica Vaticana, presidida pelo cardeal Fernando Filoni.
Para o sábado, 2 junho, estão previstos os atos finais da assembleia e o discurso de encerramento do Presidente das POM, Dom Dal Toso, que irá concluir os trabalhos.
Fonte: Agência Fides