No início do século XIX, Arraial de Posse foi fundado por imigrantes nordestinos que, fugindo da seca, procuravam terras para cultivar. A região era conhecida por Buenos Aires e situava-se abaixo da confluência do Rio Prata com o Corrente. O pastoreio, o curral, a lavoura e o engenho deram as bases econômicas da povoação.
A malária provocou a decadência do povoado, logo nos primeiros anos de sua fundação, e a consequente retirada dos habitantes para a zona da chapada, fronteiriça à Serra Geral ou das Araras. Foi onde se formou o novo povoado de Posse, nome decorrente do “apoderamento” da área à margem do Córrego Passagem dos Gerais.
Nazário da Silva Ribeiro, o funda- dor, construiu uma capela em louvor a Nossa Senhora Santana, em torno da qual surgiram várias moradas. Com o desenvolvimento da indústria rural, agricultura e criação de gado, o povoado tornou-se distrito em 1855.
Sua autonomia municipal foi concedida em 1872, com a nova denominação de Nossa Senhora Santana de Posse, mais tarde mudado para Posse, o nome original.
Em divisão Administrativa referente ao ano de 1933 município aparece constituído de 4 distritos: Posse, Boa Vista da Posse, Iracema e Riachão. Boa Vista foi extinto, e em 31/12/1943, o distrito de Iracema passou a denominar-se Iaciara e Riachão a denominar-se Mambaí, e mais tarde tornariam-se municípios.
No final da década de 1970, o desenvolvimento da cidade foi impulsionado com a inauguração da rodovia Brasília – Salvador, que passa pelo município.
Em 14/05/1982, é criado o distrito de Simolândia, anexado ao município de Posse, e depois elevado à categoria de município em 14/01/1988.
Fonte: Prefeitura Municipal