Ao início de transição da prelazia em Diocese de Formosa já começava-se a ser formada a comunidade de São José, com a assistência de Pe. Thiago da congregação dos Sagrados Corações, que aqui já trabalhava com a Legião de Maria – 1° movimento criado por Pe. Thiago na capela, que fazia parte da Paróquia Imaculada Conceição. Pe. Tiago Leijen foi o primeiro padre da congregação a chegar.
Para que a comunidade do Pau Ferro tivesse o seu espaço definido, foi construída a capela (hoje, salão paroquial) na responsabilidade do Pe. Thiago que era o Vigário Geral da Prelazia de Formosa e nos anos posteriores, foram sendo construídas a Casa Paroquial e todas as outras dependências, muitas delas, destinadas à catequese.
Essa área onde construída foi doada pela prefeitura (nos limites norte- nordeste, da cidade com o brejo , e fazendo divisa com o local onde era realizada a exposição anual da cidade). E essa ficou nomeada com Praça São Vicente. E no ano de 1960 Dom Victor, Pe. Tiago e Pe. Henrique começaram a planejar a construção. Com as mudanças necessárias, a Casa Paroquial passou a abrigar os padres holandeses que aqui residiam.
Na década de 70, sob a responsabilidade do Pe. Tomaz Van Der Linden, teve início a construção da igreja matriz de São José. Ele estava a frente da construção, de forma incansável conseguia a ajuda e apoio de muitos fiéis, que vendo o Padre se empenhar pessoalmente e literalmente colocando a “mão na massa”, se prontificaram em ajudar.
No dia 10 de fevereiro de 1989 a capela foi elevada à categoria de paróquia e foi nomeado pároco o Pe. Tomaz que permaneceu nesta paróquia até o ano de 1993, quando se afastou por motivo de aposentadoria, e deixou à comunidade de Formosa 33 anos de serviço missionário. No início dos anos 90, assumiu a Paróquia o Pe. Humberto Luyten SS.CC, e deu continuidade ao trabalho missionário, sendo pároco até janeiro de 1998, quando assumiu o seu lugar o Pe. Luiz Gonzaga Evangelista, vindo de Posse GO.
Quem acompanhou, desde o início, as atividades desta comunidade, com certeza traz lembranças preciosas. Entre os inúmeros acontecimentos ocorridos nestes anos de caminhada desta comunidade de São José, vamos destacar alguns que marcaram, de forma indelével, todos os fiéis paroquianos:
- Criação da festa em honra a São José em 1° de maio por ser o Dia do Trabalho, daí a palavra Operário ter sido acrescentada ao nome de São José, que é o padroeiro dos trabalhadores. Esse evento aconteceu quando Pe. Tomaz era o pároco.
- Celebração da Santa Missa uma vez por semana, na época de Pe. Tiago, pois a comunidade passou a ter missa todos os dias somente após a construção da igreja.
- Comemoração dos 40 e 50 anos de Sacerdócio de Pe. Tomaz, com a presença dos seus familiares, vindos da Holanda.
- Comemoração do aniversário natalício (70 anos) de Dom Victor Tielbeek.
Fonte: Jornal Diaconia e Guilherme Frederico Magalhães
No dia 22 de junho de 2018, Dom Paulo Mendes Peixoto, administrador apostólico sede plena, nomeou o Pe. Joacir Soares d’Abadia como Pároco desta paróquia. Sua posse foi no dia 12 de agosto de 2018, domingo, às 19h30 celebrada por Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília e vigário geral da diocese de Formosa.
São José Operário
Data de criação: 10/02/1989
CNPJ: 01.496.660/0011-40
Endereço: Praça São Vicente, S/N, Pau Ferro, CEP: 73.801-150 – Formosa-GO
Contato: (61) 3631-1796 / (61) 9 9859-7521
[email protected]
Pároco: Pe. Joacir Soares d’Abadia
Clique aqui e acesse o facebook
Padres
- Pe. Tomaz Van Der Linden, SS.CC.;
- Pe. Humberto M. A. Luyten, SS.CC.;
- Pe. Luiz Gonzaga Evangelista;
- Pe. Mario Vieira de Brito;
- Pe. Humberto M. A. Luyten, SS.CC.;
- Pe. Inácio Maria da Veiga – Vigário.
- Pe. Carlos de Souza Neves – Vigário e administrador paroquial
Capelas | Comunidades | Festejos
Santa Luísa de Marilac – Setor Nordeste
Santo Antônio – Fazenda Projeto Santa Cruz
Pastorais e Movimentos
- Ministros da Comunhão Eucarística;
- Pastoral da Acolhida;
- Pastoral da Catequese;
- Pastoral da Comunicação;
- Pastoral da Criança;
- Pastoral da Família;
- Pastoral da Música;
- Pastoral da Saúde;
- Pastoral da Ostiárias;
- Pastoral do Batismo;
- Pastoral do Dízimo;
- Pastoral do Terço dos Homens;
- Pastoral dos Acólitos;
- Pastoral dos foliões;
- Pastoral dos Ministros da Palavra;
- Pastoral Liturgia;
- Apostolado da Oração;
- Apostolado do Oratório de Nossa Senhora de Fátima;
- Caminho Neocatecumenal;
- Cenáculo de Maria;
- Encontro de Casais com Cristo;
- Escola de Evangelização Santo André Comunidade Santa Rita de Cássia;
- Legião de Maria;
- Renovação Carismática Católica; e
- Conselho Paroquial.