28.8 C
Formosa
segunda-feira, 31 março, 2025 - 11:38 AM

DIRETRIZES PARA PASTORAL DOS SEMINARISTAS

-

  1. Para o estágio pastoral, o seminarista será ajudado a conhecer a realidade da paróquia antes de exercer suas atividades; deve ainda ser orientado, educado e incentivado para melhor executá-las.
  2. De preferência, o estágio pastoral se desenvolva em equipe de dois seminaristas, qualquer que seja o grau de experiência ou estudo, para facilitar o diálogo, a troca de experiência e o aprendizado.
  3. O seminarista deverá ter abertura, docilidade e respeito no estágio pastoral.
  4. É importante que ele adquira experiência em diversas áreas pastorais; que esteja aberto às diferentes realidades eclesiais e espirituais. Será acompanhado do padre ou equipe de pastoral. É muito importante o contato com as famílias e as pastorais sociais. É fundamental que seja educado para aprender a trabalhar com situações adversas e saiba aceitar as mudanças necessárias.
  5. Deve-se evitar que o seminarista assuma atividades que competem ao padre e aos leigos; sua função é acompanhar, orientar e crescer junto, respeitando as lideranças locais e colaborando para a sua formação.
  6. O seminarista impedido por qualquer motivo de ir à pastoral, deverá obter a autorização do seu padre responsável.
  7. Um cargo de coordenação só poderá ser assumido por um seminarista conforme as necessidades da paróquia, por sua competência, possibilidades e pela confiança que desperta no padre.
  8. A paróquia que recebe seminarista para o estágio pastoral assumirá os gastos com alimentação, oferecerá hospedagem na casa paroquial, uma ajuda de custa de 10% do salário mínimo, mais os gastos com as viagens.
  9. O padre que recebe seminarista para o estágio pastoral esteja em sintonia com as diretrizes, orientações e projeto formativo dos seminários e da diocese e tenha condições necessárias de acompanhá-los.
  10. O estágio compreende dois anos em cada paróquia ou área específica.
  11. O seminarista do propedêutico não tem obrigações com o estágio pastoral: segue as orientações do Seminário Nossa Senhora d’Abadia.
  12. Os seminaristas da filosofia e teologia, além do estágio pastoral normal durante o ano letivo, farão um estágio de férias, conforme o projeto do Conselho de Formação.
  13. A pastoral de férias terá no máximo 15 dias. A paróquia que acolher o seminarista assumirá os gastos com a sua alimentação, hospedagem e transporte, além de uma ajuda de custo de 20% do salário mínimo.
  14. Os seminaristas realizarão, conforme as necessidades, no final de cada ano uma missão popular, de preferência nas paróquias onde serão celebradas as ordenações diaconais e sacerdotais, não excluindo a possibilidade de outras paróquias.
  15. O padre que acolher os seminaristas para a missão popular se responsabilizará pela despesa de transporte dos mesmos, alimentação e hospedagem.
  16. O pároco que acolher seminarista para o estágio pastoral deve se conscientizar que a experiência antes de tudo favorece a sua formação. Por isso, é preciso evitar aquelas práticas pastorais que possam prejudicar de alguma forma a sua formação.
  17. É fundamental ao seminarista que estiver iniciando o seu estágio pastoral, não fazê-lo individualmente e nem assumir compromissos além de sua experiência e preparação.
  18. Não é formativo que um seminarista realize sozinho práticas pastorais na Semana Santa, em comunidades, onde é privado da Eucaristia e sem o acompanhamento de um sacerdote.
  19. A saída para a pastoral se dá a partir das 13h 30m, aos sábados e o retorno ao Seminário é no domingo no tempo hábil para o jantar às 19 horas. Os diáconos retornam na segunda-feira para o almoço.
  20. As férias são muito importantes para a formação do seminarista: é fundamental a sua integração na família, na paróquia de origem e na sociedade. Deve conciliar a sua oração, leituras, com um merecido descanso.
  21. Todas as orientações indicadas neste documento devem ser estudadas pelos padres e seminaristas no início do estágio pastoral.
Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

ALTERAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DO CLERO

Em razão de necessidades extraordinárias, teremos a seguinte alteração na distribuição canônica do clero: 01.Pe. Hailson Ferreira de Castro, deixa a Paróquia Santa Catarina de...

Mensagem de Dom Adair para a Quaresma 2025

DOM ADAIR JOSÉ GUIMARÃES Bispo de Formosa – Goiás MENSAGEM PARA O CLERO E O POVO DE DEUS DA DIOCESE DE FORMOSA POR OCASIÃO DA QUARESMA...

Campanha da Fraternidade 2025

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos...

PRIMEIRA REUNIÃO DA FORANIA NOSSA SENHORA DA GUIA

Na última quarta-feira, 05 de fevereiro, das 09h às 12h, na Paróquia São Francisco Xavier, em Buritinópolis/GO, foi realizada a Primeira Reunião do ano,...

Últimos comentários

X