Formosa
sexta-feira, 26 abril, 2024 - 00:25 AM

BURITINÓPOLIS

Histórico:

Buritinópolis tem sua história iniciada por volta de 1950. A população que habitava a fazenda Martinópolis, às margens do Rio Corrente, construiu uma ponte de acesso a Alvorada, por duas vezes, e, na época da cheia, as águas derrubavam a ponte.

A população, que já tinha a intenção de morar em uma cidade estruturada, devido às dificuldades, decidiu mudar para as terras doadas às margens do rio Buritis pelo casal Vital Alves Barbosa e Francisca Dias de Souza para a construção da igreja católica em honra a São Francisco Xavier, padroeiro do lugar. Iniciou-se então o povoado de Martinópolis em homenagem a Martim Caetano Vilas Boas, proprietário da fazenda Capoeira, próxima à pequena comunidade e que dava toda a assistência aos moradores da pequena comunidade.

Por volta de 1975, neste local, foram construídos barracos de tábuas que proliferaram no lugar e a capela de louvor de São Francisco Xavier, assim a pequena cidade começou a se desenvolver e passou a se chamar Buritis, sendo distrito de Mambaí.

Com o crescimento do povoado, houve a construção de uma nova ponte e o local, que ainda era distrito de Mambaí, passou a ser chamado de Buritinópolis em homenagem ao belo rio que banha o município.
Em1991, a Assembléia Legislativa iniciou o processo de emancipação e em 26 de abril de 1992 foi realizado o plebiscito que emancipou a cidade de Buritinópolis. A Lei número 11.705 foi sancionada pelo então governador do Estado Iris Rezende no dia 29 de abril de 1992.

Localização:
O município de Buritinópolis, localizado na região leste do estado de Goiás.
A área do município é de 225 quiolômetros quadrados.

Dados complementares:
População estimada (2016): 3.391 habitantes