Neste domingo, 17 de maio, a Igreja está comemorando o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este ano a data coincidiu com a Solenidade da Ascensão do Senhor, Grande e Maior Comunicador do Amor de Deus pela humanidade.  Esta celebração é o único Dia Mundial instituído pelo Concílio Vaticano II e tem como finalidade chamar a atenção do povo de Deus para o amplo e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes na sociedade atual.

O Papa Paulo VI foi o primeiro a celebrar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de Maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica, este apresenta a primeira orientação geral da Igreja para o clero e para os leigos sobre o emprego dos meios de comunicação social. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Em sintonia com as reflexões do Sínodo da Família, o Papa Francisco propôs como tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015 uma temática semelhante: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

Em nossa diocese de Formosa tivemos a alegria de celebrar este dia de suma importância para a Igreja. A celebração ocorreu em nossa Catedral Imaculada Conceição, às 10h30 min, presidida por nosso Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro, e concelebrada pelo Padre Wagner Teixeira, padre referencial da Pascom em nossa diocese.

Estiveram presentes os seminaristas Frederico Ornelas e Raifran Sousa que acompanham e dão assistência à Pascom Diocesana, bem como os seminaristas colaboradores, Kennedy dos Santos, Ozias Wellinton e Carlos Neves. Também o coordenador diocesano da Pascom, Anderson Fantin e vários Pasconeiros vindos de algumas paróquias de nossa diocese, a saber: Paróquia São Sebastião de Formosa-GO; Paróquia Imaculado Coração de Maria e Quase-Paróquia São José Operário de Planaltina-GO; Paróquia Santa Rosa de Lima de Cabeceiras-GO.

Antes dos ritos iniciais o Padre Wagner acolheu ao bispo, aos Pasconeiros, a todas as pessoas que de uma forma ou de outra estão envolvidas com a comunicação e a todos os fiéis presentes. 

Em sua homilia Dom José ressaltou que “os maiores e mais eficazes meios de comunicação no seio da família são o diálogo e o perdão”, palavras acertadas e em consonância com o que exorta Sua Santidade o Papa Francisco em sua mensagem para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “O perdão é uma dinâmica de comunicação: uma comunicação que definha e se quebra, mas, por meio do arrependimento expresso e acolhido, é possível reatá-la e fazê-la crescer. Uma criança que aprende, em família, a ouvir os outros, a falar de modo respeitoso, expressando o seu ponto de vista sem negar o dos outros, será um construtor de diálogo e reconciliação na sociedade”.

Ao final da Santa Missa, foi lançada a Campanha “USE PARA O BEM” e apresentada a logomarca da Pascom Diocesana, criada pelo Ir. João Crisóstomo, do Mosteiro Nossa Senhora da Ternura. O seminarista Raifran fez uma breve explicação da arte, agradeceu a todos os agentes de Pascom, que de modo silencioso e discreto levam as informações e o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo a cada canto de nossa diocese e porque não dizer, do mundo. Finalmente encerramos esta belíssima e significativa celebração com uma bênção solene dada por Dom José a todos os comunicadores presentes: jornalistas, radialistas, fotógrafos, designers, escritores, gráficos e membros da Pascom.

Após a Celebração Eucarística os Pasconeiros se reunirão no Seminário Nossa Senhora D’Abadia para um almoço festivo, ocasião em que se dava um almoço beneficente organizado pelo grupo Serra Clube em prol do mesmo seminário.

Que a exemplo de Nossa Senhora da Comunicação, os agentes da comunicação, bem como as famílias, possam aprender o verdadeiro modo de anunciar Jesus Cristo: com o testemunho da própria vida, com o amor, diálogo, simplicidade de coração e obediência à vontade de Deus.

Nossa Senhora da Comunicação, rogai por nós!

Por: Seminarista Carlos Neves, Agente Pascom.