No dia 09 de novembro de 2014, domingo, aconteceu no antigo Colégio do Planalto, o primeiro encontro de acólitos, coroinhas e cerimoniários da Diocese de Formosa. O evento foi promovido primeiramente pela Pastoral Vocacional da diocese, que por sua vez contou com o auxílio de seminaristas menores, propedeutas e também maiores, ainda contribuíram para realização do evento os coordenadores de servidores do altar das diferentes paróquias do Setor I que enviaram seus jovens ao encontro.

O evento começou às 07h30min com café da manha e encerrou após o almoço. Durante o encontro os coroinhas, acólitos e cerimoniários tiveram a oportunidade de conhecer como se desenvolveu a Liturgia da Igreja, desde a encarnação de Jesus Cristo até os tempos atuais. Além de palestras mostrando a importância dos servidores do Altar de Cristo, contamos também com uma exposição pedagógica mostrando os diferentes ritos da Sagrada Eucaristia durante alguns períodos da história da Igreja, mostrando assim a grandeza da Igreja Católica e a importância das diferentes formas de ritos na história na formação do Rito Romano atualmente utilizado.

Portando, um encontro assim contribuí para a formação de nossos coroinhas, acólitos e cerimoniários, não somente enquanto servidores do Altar de Jesus Cristo, mas também para sua formação como cristãos católicos e jovens cristãos, que tem uma vida cheia de desafios pela frente, em fim, tal evento contribuiu para a formação de todos aqueles que contribuíram para sua plena realização.

Por: Pastoral Vocacional