Nos dias 24 a 28 de setembro acontece no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, o Encontro sobre Formação Missionária nos Seminários, com o tema “A formação presbiteral à luz da missão: aprofundamento a partir das Diretrizes atualizadas da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil” e foco na formação missionária dos padres diocesanos.

O evento tem o objetivo de subsidiar os responsáveis pela formação dos futuros presbíteros e proporcionar-lhes espaços de aprofundamento, reflexão, partilha e orientações no que se refere ao eixo do processo formativo dos futuros padres, que é a missionariedade, em conformidade com a Ratio Fundamentalis, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e as Diretrizes atualizadas da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil, em comunhão com a “Igreja em estado permanente de missão”.

São convidados a participar do encontro, bispos, reitores e formadores de seminários e casas de formação, e os seminaristas. O evento pretende ainda contribuir para que “os seminários possam formar discípulos missionários ‘enamorados’ do Mestre, pastores ‘com o cheiro de ovelhas’ que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus” (Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, Introdução, 3).

A formação é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB; a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, juntamente com a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB), o Centro Cultural Missionário (CCM) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Saiba mais, clique aqui