Na data de 24 de março de 2020, Dom Adair José Guimarães, Bispo Diocesano, criou o Brasão Diocesano, numa alusão ao 64º aniversário da criação da Prelazia de Formosa pelo Papa Pio XII, através da bula papal “Ad facillius et fructuosius”. O Brasão usado até o momento não havia sido criado por decreto e necessitava passar por alguns ajustes visando adequar às regras da heráldica católica. Conservou-se os elementos de intuição do antigo brasão. O novo projeto foi apresentado ao Conselho Presbiteral que o aprovou.

VEJAM:

Descrição Heráldica:
Campo de blau (azul) carregado pelo desenho d’um mapa, na forma da área territorial da Diocese, de sinopla (verde) com orla de prata (branco). Em chefe, deslocado para o cantão sinistro deste, uma pomba voante de prata, estendida sobre parte do mapa, bem como do campo do escudo. Abaixo, à destra, uma imagem da Beatíssima e Sempre Virgem Maria de carnação, vestida com vestido de prata e com manto de blau, tendo os braços abertos com as palmas abertas; tendo abaixo dos pés um crescente e abaixo deste uma orbe, este nascente do cantão destro da campanha, e ao redor da cabeça uma auréola composta por 12 estrelas de oito raios, 10 visíveis, tudo de prata. Exterior: uma cruz latina de uma haste cravejada de pérolas posta em banda e um báculo pastoral posto em contrabanda, tudo de ouro. Timbrando o escudo uma de prata ornada de ouro e forrada de goles, com ínfulas de ouro e goles. Lema em listel de prata, reverso do mesmo, com a inscrição em maiúsculas latinas de sable (negro): DIOCESE DE FORMOSA.

Justificativa:
A Diocese de Formosa-GO tem uma grande devoção Maria, de forma que ela foi criada neste espírito filial e devocional a Imaculada Conceição. O Divino Espírito Santo, representado pela colomba, é a segunda maior devoção de nosso povo, característica muito arraigada do devocional popular. Devoção muito incentivada em todo território Diocesano.