Sexta-feira da XX Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 13,44-46

O Tesouro Escondido

“Vende todos os seus bens e compra aquele campo” (Mt 13, 44).

Nós estamos acostumados a ouvir falar de “tesouro”, “campo”, “vender”, “bens”, “comprar”, “pérola”, “valor” e etc. Quando todas estas palavras fazem ecos em nossas vidas percebemos o quão elas participam do nosso cotidiano. Contudo, sempre às interpretamos com seus significados diferentemente de Jesus Cristo que quando usou estas palavras foi para indicar um caminho superado por qualquer uma destas palavras, pois ele reverbera num sentido de indicação: direciona para o Reino dos Céus.

Toda alegria do ser humano está em encontrar este grande bem chamado Reino de Deus. Mas é verdade que na medida da nossa vivência vamos tendo alegrias que parecem nos aproximar dos tesouros desta vida, como por exemplo, fazendas, bens materiais, acúmulos de riquezas, dinheiro depositado em bancos, jóias.

Estes bens são desprezíveis que se encontra o verdadeiro tesouro: “Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo” (Mt 13, 44), porque todos os bens deste mundo não vale a alegria de se possuir o céu, nosso tesouro escondido.

Tudo bem! Segundo André e Karina Pereira, “Devemos procurar melhorar o padrão de vida e lutar por melhores empregos e salários, pois isso também desenvolve e valoriza as habilidades recebidas de Deus” (Matrimônio: encontros de preparação, p. 158, 2019).

São tantos tesouros que cultivamos como sendo este grande bem escondido que nem sempre conseguimos vislumbrar toda a bondade de Deus. Para muitos seus tesouros são seus filhos, seu casamento, sua família, até mesmo o emprego se torna algo tão valioso. Por fim, cada pessoa carrega em si seus tesouros como seus dons, os talentos dados por Deus, mas claro, nosso tesouro escondido é o Reino dos Céus, quem acha deve deixar tudo para entrar nele, tomar posse deste grandioso bem (cf. Mt 19,21; Lc 9, 57-62).

Pe. Joacir S. d’Abadia
Pároco da Paróquia São José e Adm. da Paróquia Santa Luzia