Como já é costume na cidade de Formosa, aconteceu neste mês de maio a Folia Mirim do Divino Espírito Santo, popularmente conhecida como Divininho,, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, cultura e esporte com o apoio da Diocese.
Escolas e CMEI’S (Centro Municipal de Educação Infantil) colaboram para que tudo se realize. Os alunos são os participantes da folia, bem como preparadores, juntos com os professores, das diversas atividades que compõem a festa.
Nos dias 09 e 10 de maio, aconteceu a Alvoradinha do Divininho. No primeiro dia, foi na escola Joaquim Moreira, sorteada no ano passado como Imperatriz (ou imperador); e posterior na escola Margarida de Sousa Lobo, escolhida como Foliã.
Já no dia 16 de maio foi o dia do “giro”. Alunos da rede municipal de ensino se reuniram do Divinódromo Synésio Araújo, tomaram o café da manhã, rezaram e depois saíram caminhando pelas ruas da cidade carregando a Bandeira e a Coroa do Divino. Pe. João Manoel Lopes, vigário geral e pároco da Catedral, acompanhou os festejos, incentivando com orações e bênção em cada altar (ao todo foram sete, simbolizando os dons do Espírito Santo). Essa atividade encerrou às 12h, no mesmo local de partida, com um almoço.
No dia 17 de maio foi o dia da “entrega”. Reunindo na praça da prefeitura, saíram em cortejo até a Catedral. Chegando, ao som da banda municipal, aconteceu a missa solene de encerramento. Ao final da celebração, foram sorteadas as escolas festeiras para 2020, sendo: Escola municipal Liãozinho como Folião e Marileila Alves como Imperatriz.
Segundo a secretária de educação Sizelia de Abreu, “tudo só pôde acontecer da forma brilhante que foi, devido ao esforço dos professores, servidores, diretores, prefeito, primeira dama, equipe da secretaria e a pessoa do Pe. João Manoel que não mediu esforços. Estamos todos encantados.”