Quarta-feira da V Semana da Páscoa
Evangelho – João 15,1-8

No Evangelho de hoje, ainda no contexto do discurso da despedida de Jesus aos seus apóstolos, temos uma instrução marcante: somos chamados de ramos que se ligados à videira totalmente, produzirá muitos frutos, desde que nunca se desligue dela. Esse ramo tem que beber sempre da seiva vinda da videira, para poder sobreviver. É uma relação de dependência total, integral, para que possa de fato sobreviver e dar frutos.

A palavra de ordem do Evangelho de hoje é esta: “Sem mim, nada podeis fazer!” E o que somos instruídos a fazer é: permanecer Nele. O verbo “permanecer” é repetido nestes oito versículos oito vezes. Portanto, o caminho verdadeiro para produzirmos frutos de vida nova, de conversão, de amor e de paz, só permanecendo em Jesus. Sem Ele não produzimos nada de bom. Cada gesto ou atitude nossa, de bondade, vem dele. Não somos capazes de fazer nada de bom sem Ele.

Portanto, permaneçamos ligados a Jesus, noite e dia. Bebamos da seiva da sua Palavra, de sua Bondade e de seu Amor. Somente assim teremos vida de conversão diária. Sem Ele não produzimos nada de bom. Sem Ele, não somos nada!

A canção que se tornou famosa pergunta: O que é que eu sou sem Jesus? A resposta repetidamente: nada, nada, nada! Sem Jesus o que é que eu sou? Nada, nada, nada!
Que Santa Rita de Cassia, a santa das causas impossíveis, nesse dia a ela dedicado, interceda por essa causa em nossas vidas: que nunca nos afastemos de Jesus, pois sem Ele perecemos. Sem Ele nada somos, nada podemos, nada fazemos!
Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Régis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos – GO

Clique aqui e veja o evangelho de hoje