Quinta-feira da V Semana da Páscoa
Evangelho – João 15,9-11

Permanecer!

Certa vez, ouvi de um pregador de retiro uma expressão que muito me marcou, ele disse: “Somos uma Palavra pronunciada por Deus na eternidade e que não se repetirá!”. A conclusão é simples e cheia de verdade: Somos únicos, irrepetíveis, fruto do Amor de Deus. Amor que gera a vida e para a vida. No início da nossa existência está a vontade amorosa e criadora de Deus. Cada nascimento é a possibilidade de um começo. O mundo, a humanidade podem sempre ser lugares melhores para todos nós. Isto nos enche de esperança. Por isso, a Páscoa é a festa dos recomeços, pois a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte inaugura um novo recomeço para a humanidade, ou seja, para eu e você. Para todos nós!

Jesus comunica aquilo que sente e vive de sua relação com o Pai. “Como o Pai me amou assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor!” (Jo 15,09). Ele tem a plena consciência que é permanentemente amado. Sabe acolher esse amor. Aliás, na humanidade de Jesus o amor de Deus assumi um corpo, tem um rosto, tem um nome. Jesus comunica amor. Amor que se traduziu em doação, misericórdia, resgate da dignidade humana, promoção da vida, perdão, justiça, correção, acolhimento, silencio, sacrifício, obediência até a morte numa cruz.

Pelo Batismo somos inseridos na vida de Deus. Tornamos seus discípulos, seguidores do caminho, cristãos. Vamos compreendendo que o discipulado é um convite a Permanecer no amor de Jesus. Permanecer que se compreende como a capacidade de deixar-se penetrar pelo amor de Jesus, deixar-se envolver, levar, permear, repousar no amor de Jesus. É ser fiéis ao amor de Jesus, perseverar no seu amor, ser testemunhas dele na vida, irradiá-lo. Tudo isso faremos dia a dia, à medida que a partir das pequenas ações aos grandes sacrifícios colocarmos em prática às exigências que brota desta relação de amor.

“Permanecer no amor” é fazer e aceitar tudo por amor, especialmente as cruzes de cada dia (Lc 9,23), é amar-nos uns aos outros como Cristo nos amou (Jo 15,12). Todos sabem que isso é exigente, difícil, e que requer muito de nós; mas, não há outro caminho, é preciso prosseguir e sempre de novo recomeçar!

É confortador saber que na relação de amizade, fraternidade e amor que vamos construindo com Deus e, a partir Dele entre nós, os frutos vão surgindo nos sinais de alegria, acolhimento, perdão, amor sincero etc. Jesus diz: “Disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena” (Jo, 15,11). Deixar-se ser tomado pela alegria contagiante que vem de Jesus. O que vem de Deus é bom! Levar a vida com mais humor, alegria, leveza, mesmo nas tribulações. Pois o Amor, o Deus Conosco, vive e caminha no meio de nós. Assim, pedimos: permanece, conosco Senhor!

Prossigamos…Vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás