20.6 C
Formosa
quinta-feira, 25 abril, 2024 - 23:56 PM

II Domingo do Tempo Comum

-

“João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus…’” (Jo 1, 29)

Retomando nosso caminho com Jesus com o tempo comum, depois de ter saboreado as alegrias do natal, precisamos crescer sempre mais no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. A quem podemos conhecer somente através de outro que nos testemunha quem Ele é. Deus se nos dá a conhecer através do seu Filho Jesus Cristo, Este nós O conhecemos através da mediação eclesial e do testemunho daqueles que Nele creem.

Hoje no evangelho é João Batista que dá testemunho de quem é Jesus Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29); “Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!” (Jo 1, 34). João Batista reconhece que também Ele não conhecia Jesus, mas através dos sinais vindos do céu ele O reconhece: “Eu vi o Espírito descer, como uma pompa do céu, e permanecer sobre ele” (Jo 1, 32).

Jesus é o Cordeiro de Deus, o que nos revela sua inteira pertença e comunhão com o Pai. Jesus pertence ao Pai desde toda a eternidade, lhe é incondicionalmente obediente e dócil. Jesus como Cordeiro de Deus nos dá um pungente testemunho de humildade, nos revela que somente é filho aquele que se deixa conduzir pelo Pai com obediência e comunhão.

Unidos a Jesus Cristo pelo batismo crescemos na graça da filiação na medida em que aderimos cada vez mais à nossa pertença a Deus e ao seu amor. Pertença esta que se manifesta na vida dos discípulos de Jesus através da obediência, da entrega incondicional a Deus.

João bem que poderia ter utilizado como símbolo para designar Jesus um outro animal, por exemplo, o leão com sua força, sua majestade. Mas não! Afirma que Jesus é “o Cordeiro de Deus”. O cordeiro é caracterizado por sua mansidão, por ser completamente inofensivo, incapaz de se rebelar até mesmo na hora de ser sacrificado, pois não sabe fugir do perigo. De modo que a imagem do Cordeiro de Deus encarna a figura do servo sofredor de Isaías: “Como cordeiro levado ao matadouro ou ovelha diante do tosquiador, ele ficou calado, sem abrir a boca” (Is 53, 7). Que nos faz lembrar uma cena do evangelho quando Jesus se cala diante das provocações dos sumos sacerdotes: “E quando foi acusado pelos sumos sacerdotes e anciãos, nada respondeu” (Mt 27, 12).

Jesus se cala diante dos seus acusadores porque com o mal não se dialoga, mas também porque da sua entrega dependia o perdão dos nossos pecados. Ele é “O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29). Ao se entregar em sacrifício Jesus perdoa os nossos pecados, ao nos entregarmos a Ele, sinceramente arrependidos, nossos pecados são perdoados.

Por si mesmo o homem não tem condições de vencer nem o pecado nem a morte. Mas em Cristo se tornar vencedor sobre o pecado e a morte. Porém, para que Jesus Cristo entre em nossa vida precisamos conhecê-Lo. O que somente é possível através de outro, de modo muito particular através da sua Igreja e do testemunho cristão dos que a ela pertencem. A missão da Igreja e daqueles que são seus discípulos é dar testemunho de Jesus Cristo, afim de torna-Lo conhecido, como João deu testemunho Dele e O fez conhecido (cf. Jo 1, 32).

Por fim, ser cristão é ser testemunha de Jesus Cristo, do seu amor, da sua graça, das suas obras, da sua entrega e pertença a Deus. Assim, como conhecemos Jesus Cristo através da pregação da Igreja e do testemunho de outros, os que ainda não O conhecem tem o direito de conhece-Lo através do testemunho dos que Nele creem. O que exige de nós a conversão quotidiana, para que nossos pecados não ofusquem o rosto de Jesus Cristo que o mundo precisa conhecer.

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: Is 49, 3.5-6 / Sl 39 (40) / ICor 1, 1-3
Evangelho: Jo 1, 29-34

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X