“Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga:
Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria!”
Lc 4,24.
Estamos avançando na vivência da Quaresma. Chegamos a terceira semana. Quantas bençãos Deus está nos dando. A graça de sua proximidade, os recomeços necessários, a retomada da vida cristã.
O Evangelho de hoje, chama-nos atenção nesta frase que lemos acima: “nenhum profeta é recebido em sua pátria”. Jesus fala de si mesmo, conheceu a rejeição e o fechamento dos outros em sua própria realidade. Todavia, aqueles que se fecharam à escuta de Deus perderam a oportunidade de fazer a experiência da proximidade de Deus.
É no cotidiano, nas pessoas e circunstâncias diárias que Deus nos fala e se aproxima. Amar, acolher, escutar, obedecer a quem está próximo é o segredo da vida cristã. Por vezes, busca-se dar atenção e ouvidos a quem esta distante, sobretudo em tempos de redes sociais e meios de comunicação avançados. Exemplo: filhos que escutam mais os que estão fora de casa que aos próprios pais; esposos que ouvem mais os amigos que a própria esposa, etc., mas é no cotidiano feito de pessoas, família, amigos, Igreja, que Deus está nos falando.
Obedecer à voz de Deus que fala nos profetas do cotidiano. Ele está ao seu lado… esteja atento!
Boa semana! Deus te abençõe sempre!