Dom Adair José Guimarães
Bispo de Formosa – Goiás
Formosa – Goiás, 26 de julho de 2022
São Joaquim e Sant’Ana
Aos
Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Lideranças Leigas, membros da Pastoral Vocacional e Movimento Serra Clube da Diocese de Formosa, Salve a Imaculada Conceição, Mãe das Vocações.
MÊS VOCACIONAL 2022
Amada Família Diocesana,
Aproxima-se o mês de agosto, mês vocacional. Convido a todos para que se empenhem na promoção das vocações através das orações, chamados e eventos que possam despertar no coração de nossos jovens o desejo ardente de responderem ao chamado de Jesus: “Vem e Segue-Me” (Mt 19,21).
Em 2022, o tema escolhido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para celebrar o Mês Vocacional é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema é “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).
Há uma crise drástica de vocações na Europa e em outros lugares do mundo. No Brasil a diminuição das vocações vem sendo sentida nos últimos anos. Nossos seminários vem diminuindo o número de internos lenta e sistematicamente. Na Diocese de Formosa não é diferente. Precisamos enfrentar a situação e trabalhar sem acanho com a promoção vocacional.
Convido nossa Família Diocesana a não se deixar alcançar pelo desânimo desse tempo exigente. Nossas paróquias e comunidades estão bem dinamizadas, com viva participação do nosso povo, incluindo aí um bom número de adolescentes e jovens. Lancemos as redes para atrair jovens para nosso seminário e para as congregações e institutos da Diocese.
Os padres, os diáconos, os religiosos, os seminaristas e os agentes da Pastoral Vocacional nas paróquias, são os primeiros motivadores da atividade vocacional. Insisto que não deixem de fazer alguma atividade que motive as vacações o ano todo e de forma mais incisiva no mês vocacional.
Promovam orações, vigílias, encontros, horas santas, pregações, nigth fiver, celebrações em prol das vocações e valorizem a vida sacerdotal, diaconal, religiosa nas paróquias. Usem a metodologia de Jesus: chamem!
Agradecido pelo empenho de todos nessa bonita e alvissareira tarefa, sigamos o Bom Pastor que nos chama a darmos nossas vidas por Ele na Missão. Maria, nossa mãe e mãe das vocações, interceda pelo nosso Serviço de Animação Vocacional (SAV).