No dia 20 de janeiro do ano do Senhor de 2019, a Paróquia Santa Luzia, na cidade de Formosa, iniciou o Projeto Missionário Igreja de Porta em Porta. Projeto este que de início foi dividido em cinco etapas (confira clicando aqui). E nos dias 23 e 24 de fevereiro, sábado e domingo, foram desenvolvidas as atividades de evangelização.
Sábado – 23 de fevereiro
Logo no inicio da manhã, os missionários se reuniram na Igreja matriz. Ali receberam a camiseta do projeto missionário, garrafinha com água benta, folheto informativo de toda a programação da paróquia e capelas, e em seguida saíram a “campo”. Sendo que, os missionários foram divididos em três equipes: duas á estarem nas ruas de porta em porta e outra para o preparo da alimentação. Através de parcerias foi oferecido um micro-ônibus para o transporte.
EQUIPES
Equipe 1:
Foi a que ficou responsável para a preparação do alimento para os missionários. Ficaram na cozinha do centro catequético da matriz e prepararam um delicioso almoço a todos os missionários, que fechava a conta nos 53 ao total. Importante ressaltar que após o preparo, limpeza e organização da cozinha, todas elas que estavam nesta equipe se juntaram as demais e também foram visitar residências e comércios.
Equipe 2:
Saindo da paróquia desembarcou em frente à Capela Nossa Senhora Rainha da Paz, no setor jardim bela vista. Dali saiu rumo ao bairro jardim planalto passando de casa em casa e nos comércios. O Padre Joacir d’Abadia, administrador paroquial, acompanhou esta equipe.
Equipe 3:
Esta se dirigiu para o setor Padre José e Netinho, acompanhado pelo Padre Denis Rodrigues, no mesmo intuito de missão.
Ainda pela manhã do sábado, as equipes visitaram residências e comércios nos bairros acima divididos até por volta das 12h. Após, as duas últimas equipes se juntaram na Escola Municipal Eduardo de Sousa Lobo, no setor Padre José, e ali almoçaram. Terminando, todos os missionários foram para o setor Jardim bela Vista, dividiram-se por ruas e foram sentido bairro nova formosa, aonde houve uma pausa para o lanche da tarde, bairro Rosa Maria e por último o Parque da colina.
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES
Sábado
Mesmo com os missionários estarem aparentemente cansados, pois caminharam o dia inteiro até por volta das 19h, o encerramento deu-se com a celebração eucarística, na matriz de Santa Luzia, presidida pelo reverendíssimo Pe. Denis, concelebrada com o Pe. Joacir. Também houve um momento em que puderam partilhar um pouco como foi a experiência missionária, aonde o Pe. Joacir se emocionou.
Domingo
As atividades do domingo se concentraram na missa das 19h30. Foi o momento dos missionários conhecerem quem estava evangelizando com a sua Bíblia e fazerem a destroca. Logo após a benção final, foi servido um saboroso caldo de frango, preparado pela equipe de cozinheiras missionárias, para toda a comunidade paroquial.
Colaboração: Pascom Paróquia Santa Luzia
Veja mais acessando:
Dia “D” do projeto missionário
Missa de encerramento – Domingo
Live durante a missão de porta em porta
Depoimento dos missionários:
“Palavra que define nosso sábado: GRATIDÃO; vai além de “muito obrigado”, ultrapassa gentilezas e é superior a qualquer interesse.
Virtude de quem reconhece o amor de Deus em nosso próximo e o que faz sem exigir nada em troca.
Quem sabe agradecer está apto a crescer…
Agradeço ao nosso Administrador Paroquial Padre Joacir d’Abadia que nos capacitou para o lindo trabalho das missões desenvolvida no sábado dia 23/02; Momento único: falar do amor de Deus para nossos irmãos é reconhecer em Deus, e no outro, o valor que ele tem e o que faz sem exigir nada em troca.”
Jussara Augusta dos Santos Sousa
…
“A fé em Deus nos impulsiona a ir além das nossas limitações.
O Projeto Missionário foi para mim, uma experiência única, que marcou a minha história e a da nossa paróquia.
O padre Joacir d’Abadia, com sua “ousadia” e cuidado de pastor, nos fez sair do nosso comodismo e ir ao encontro do outro. Ao visitar cada família, vi nos olhos delas a alegria em nos receber. Eu, particularmente, senti esse acolhimento em cada lar; mesmo aqueles de outras religiões, não exitou em nos receber, para falar do amor de Deus que nos ama incondicionalmente. Se posso relatar aqui, uma experiência na casa de uma senhora evangélica: Chegamos, nos apresentamos, dizendo que éramos da Igreja católica e que tínhamos água benta, se ela queria que aspergisse sua casa. Ela com um sorriso no rosto me respondeu: Tudo que vem de Deus é bem vindo minha filha.”
Andrelina Rodrigues de Oliveira
…
“Um sonho realizado!!! Uma satisfação enorme e muito grata a Deus pelo dom que me deu de cozinhar e poder ajudar meus irmão missionários.
Enquanto eu e minha equipe estávamos cozinhando, eles estavam evagelizando de porta em porta para pessoas que necessitavam da Palavra de Deus. E após o almoço pude participar deste belo momento particular, saí de porta em porta também. Já no domingo foi a alegria de fazer o caldo para todos que participaram da missa de encerramento.”
Lucimara Pereira do carmo