Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma
Evangelho – Mateus 6,7-15
No mundo há muitas palavras. Muitas são as opiniões que confundem as pessoas. Os indivíduos se perdem em meio a “tantas verdades”. O bem se apresenta como mal; este como bem. Assim, as pessoas mergulham no profundo abismo do qual só podem sair com a Palavra de Deus.
A Palavra de Deus criou todas as coisas como bem sabemos. A palavra humana quis se colocar no lugar da Palavra de Deus. Nós somos convidados uma vez mais a deixar que a Palavra divina se faça carne como aconteceu com a Virgem Maria: “Faça-se em mim segundo a Tua vontade”. A palavra humana não pode explicar a Palavra divina. Mas a Palavra de Deus parece ser causa da palavra humana. Quando as duas se encontram acontece um processo semelhante ao da “Palavra de Deus” que se fez carne, isto é, Jesus Cristo. Isso não depende das nossas forças. Nossas atividades não podem realizar o que Deus em sua infinita misericórdia pode consumar: tornou-nos filhos no Filho, pois nós não conseguiríamos isso realizar. Por isso, no Evangelho, Jesus nos ensina a chamar Deus de Pai. Pois sendo obedientes nos tornamos cada vez mais semelhantes ao filho. E, não nos nomes promíscuos que colocamos nossa confiança, mas no nome de Deus. Nossa obediência nos faz saborear o reino dos céus. A nossa vontade caminha rumo à vontade de Deus que é causa da nossa. Deus então nos dá o pão de cada dia nessa caminhada. Nós perdoamos os outros, pois por Deus somos perdoados. As tentações são vencidas pela Palavra, e nos tornamos livres do mal que quer dissolver o bem que há em nós. Assim, o mundo se torna melhor. O seres humanos se amam. Deus reina no mundo presente, que se torna estrada para a eternidade.
É dessa maneira que vencemos as palavras do mundo que nos afastam de Deus. Percebemos, deste modo, os erros das opiniões que mentem sobre a divindade. Encontramos pela fé, a divindade escondida na humanidade de Jesus. O bem se torna combustível de nossas ações. Saímos da lama em que estávamos, e adentramos à vida de Deus.
Padre Kennedy dos Santos Ferreira
Pároco da Paróquia Santa Luzia
Formosa-GO
Leituras: Is 55,10-11 / Sl 33 (34)
Evangelho: Mt 6,7-15