24 C
Formosa
segunda-feira, 6 maio, 2024 - 18:30 PM

Evangelho NO HOJE (04/03/2020) – Lucas 11,29-32

-

Quarta-feira da 1ª Semana da Quaresma
Evangelho – Lucas 11,29-32

“Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas” (Lc 11, 29b)

Estamos vivendo um tempo forte na Igreja. Tempo Litúrgico da Quaresma: um convite à conversão. Jesus logo no início do Evangelho nos abre os olhos sobre o sinal que brilha no meio de nós que somos esta nova geração. Este Sinal é Jesus. Que nos chama a cada dia para uma vida nova.

O povo de Nínive recebeu a pregação de Jonas e abraçou fielmente o convite à conversão e Deus se compadeceu daquele povo. Nós também precisamos acolher a mensagem de Jesus e desejarmos com sinceridade uma vida nova; um desejo ardente de desapego às coisas deste mundo; e um olhar dirigido sempre para o Céu.

Este é o tempo favorável para trabalharmos em vista de uma conversão autêntica diante de Deus e dos irmãos. E o que podemos fazer para alcançarmos a purificação de nossas faltas? A primeira leitura de hoje nos orienta nisto: “Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior” (Jn3, 5). Logo, precisamos acolher a Palavra de Deus e realizarmos as práticas penitencias da Quaresma com autenticidade e desejo de conversão. Não percamos tempo! Deus espera ver nossas boas obras, como viu no povo de Nínive. Sejamos corajosos e nos desapeguemos de nossos pecados; deixemos que Jesus seja um grande sinal em nossas vidas e escutemos de coração o que a Palavra de Deus nos exorta: “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam apagados. Assim chegará o tempo de refrigério que vem do Senhor. Este enviará o Cristo, Jesus, que de antemão vos foi destinado” (Atos 3, 19-20).

Que possamos com entusiasmo e desejo sincero de termos um coração que seja puro, clamarmos ao Senhor como o salmista: “Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa! (Sl 50, 3-4). Que Nossa Senhora Imaculada Conceição interceda por nós junto a Deus para que tenha piedade de nós, pobres pecadores e de nossa parte, abramos o nosso coração para este tempo de graça que Deus nos presenteia e vivamos a graça do arrependimento e da conversão. Rezemos: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido! Assim seja.

Padre Carlos de Souza Neves
Pároco da Paróquia São João Batista
Divinópolis de Goiás


Leituras: Jn 3.1-10 / Sl 50 (51)
Evangelho: Lc 11,29-32

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

03 ano de Ordenação Presbiteral do Pe. Kleison (01/05)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 01 de maio de 2021, o Padre Kleison Dias...

50 anos de vida do Pe. Adenailton Machado (02/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

58 anos de vida do Diácono Santo Vitor (04/05)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Santo Vitor...

34 anos de vida do Pe. José Danilo (06/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X