Quarta-feira da 3ª Semana da Quaresma
Evangelho – Mateus 5,17-19
“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento” (Mt 5, 17).
Hoje no Santo Evangelho Jesus nos esclarece que veio ao mundo, também, para dar cumprimento à Lei de Deus que está sendo deturpada por cada um de nós que desejamos um Evangelho pessoal de acordo com as nossas conveniências. Muitas vezes criamos nossas próprias leis e seguimos aquilo que nos satisfaz. Lamentavelmente deixamos a Lei de Deus de lado para seguirmos a “lei do eu” que nós mesmos criamos para nossa satisfação interior. Não seria isso o motivo de tantas destruições no mundo? Tantas guerras e vírus que matam e amedrontam?
A essência da lei e do direcionamento de Deus tem sempre o mesmo objetivo: a vivência do amor que confere ao homem feito à Sua imagem e semelhança, a oportunidade de ser feliz e fazer feliz também o seu semelhante. Mas quando perdemos essa essência da lei e nos distanciamos da direção de Deus; só nos resta a dor, a infelicidade, o ódio e a calamidade.
Em Jesus temos a plenitude da Revelação. Ele é o Verbo, a Palavra de Deus, que se fez homem (cf. Jo 1,14), que vem a nós para dar-nos a conhecer quem é Deus e quanto nos ama. Deus espera do homem uma resposta de amor, manifestada no cumprimento dos seus ensinos: “Se me amais, observareis os meus mandamentos” (Jo 14,15). Que possamos com toda fidelidade e amor colocarmos em prática a Lei de Deus; que se resume em amar.
Encerro pedindo a proteção divina para todos nós. Vivemos um tempo difícil no mundo com o Coronavírus. E já não é algo mais distante, mas que já chegou até nós. Em tantos lugares já não se pode mais rezar a Santa Missa com participação do povo de Deus, até mesmo na nossa diocese; em outros já não se pode mais sair de casa; já não se pode mais tocar no próximo e se vive o isolamento. É um tempo verdadeiramente da Via Dolorosa. De pedirmos a intercessão da Virgem Mãe, Senhora das Dores junto a Deus por todos nós para que sejamos livres de todo mal. É preciso amarmos cada vez mais a Deus e colocarmos em prática a Sua Palavra. Amemos meus irmãos! Pois somente o amor vence tudo! Deus nos ajude agora e sempre! Amém.
Padre Carlos de Souza Neves
Pároco da Paróquia São João Batista
Divinópolis de Goiás
Leituras: Dt 4,1.5-9 / Sl 147 (148)
Evangelho: Mt 5,17-19