Sábado da 15ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 12,14-21
“Total dedicação no cumprimento de nossa missão”
“Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra” (Jo 4,34). Essa frase de Nosso Senhor Jesus Cristo revela o seu grande compromisso em desempenhar com êxito e eficácia a Missão que Deus Pai Lhe havia confiado. No Evangelho que a Liturgia nos apresenta hoje podemos verificar que realmente Cristo Jesus mantinha total dedicação no cumprimento do seu dever.
O Evangelho começa com a narração em que descreve a intenção, melhor dizer, a maquinação dos fariseus em elaborar um plano para matar Jesus. “Ao saber disso, Jesus retirou-se dali” (Mt 12,15). Com uma atitude simples, Nosso Senhor nos deixa um grande ensinamento. Cristo Jesus não vai tirar satisfação com aqueles que estão falando mal e até planejando tirar sua vida. “Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças” (Mt 12,19). Nosso Senhor Jesus se concentra no que é mais importante e realmente vale a pena, “Ele anunciará às nações o direito” (Mt 12,18), para que em Seu Nome as nações possam ter esperança (Cf. Mt 12,21) e para que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (Cf. I Tim 2,4).
Nosso Senhor Jesus tinha pleno conhecimento de quão urgente era conquistar a salvação para toda a humanidade, por isso não desperdiçava um só instante do seu tempo em apurar “notícias ruins” sobre a Sua Pessoa. Infelizmente a sociedade em que vivemos faz com que acreditemos em um ensinamento contrário ao que nos deixou Nosso Senhor. Não somente aprendemos, como também praticamos atitudes totalmente diferentes das que nos ensina Jesus.
Desde a mais terna idade a sociedade nos ensina que não devemos levar desaforo para casa. Somos treinados a impedir qualquer plano ou projeto que vai contra nossa pessoa. Gastamos muito tempo, muitos esforços para que nossa imagem seja zelada diante da sociedade. Mas não desprendemos as mesmas energias para levar uma vida santa, uma vida que tenha por único objetivo fazer a vontade de Deus, pois isso é o mais importante na vida de um cristão.
Que Maria Santíssima interceda a Deus por todos nós, para que, a seu exemplo, sejamos também nós servos humildes que se dispõem a fazer unicamente a vontade de Deus, cumprindo, assim, nossa nobre missão, que alcança o seu cume com a nossa salvação.
Que assim seja!
Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha
Leituras: Mq 2,1-5 / Sl 9b (10)
Evangelho: Mt 12,14-21