Quarta-feira da III Semana do Advento
Evangelho – Mateus 1,18-24
O Evangelho de hoje nos traz a figura de São José, o Esposo de Maria e Pai Adotivo de Jesus. Traz a cena bonita da sua aceitação da gravidez de Nossa Senhora. Era uma situação muito difícil, aceitar um filho que não era seu, e dizendo ser concebido pelo Espírito Santo. Como compreender isso senão pela fé? No início ele “resolveu abandonar Maria em segredo”, para que ela não viesse a ser denunciada por adultério a ponto de ser apedrejada como era costume da época. Esse gesto foi porque ele era um homem justo! Mas além de justo precisava exercitar sua fé a ponto de compreender e acolher o plano de Deus na sua vida. Deus necessitava do seu sim também, para que se realizasse a sua História de Salvação, pois José era da descendência do Rei Davi.
E sua maturidade na fé veio pela revelação em um sonho. O Anjo de Deus lhe revela palavras de conforto e o prepara para a grande missão. É o próprio Deus que confirma que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, pede que ele lhe coloque o nome de Jesus e que Ele irá salvar o povo de seus pecados. Ao acordar, ele obedece e faz imediatamente o que Deus lhe indicara a fazer.
José é o homem justo, fiel, orante e obediente! Deus o escolhe pra cuidar do Seu Filho aqui na Terra.
Que possamos pedir hoje a sua intercessão para que possamos possuir suas qualidades. Que Ele também seja nosso eterno intercessor para que sejamos justos, fiéis e obedientes diante de Deus e um dia possamos receber a recompensa de nossa fidelidade e reinar eternamente na glória.
Pedimos também que sonhe nossos sonhos, e que se for da vontade de Deus possamos receber os frutos de nossas orações.
São José, rogai por nós!
Deus te abençoe sempre!
Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos–GO