Quarta-feira da XXIX Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 12,39-48
No Evangelho de hoje Jesus continua falando da importância da vigilância nesta vida porque é ela que nos garantirá a entrada na vida eterna. Sim! Se não vigiarmos até o último instante podemos perder a eternidade ao seu lado! Ele repete que o senhor chegará “num dia inesperado e numa hora imprevista”. E nos exorta que precisamos estar preparados para esse momento.
E o final do Evangelho de hoje deixa a entrever que a cada um será cobrado diferentemente. A cada um foi dada uma vida a ser vivida e é por esta vida aqui vivida que seremos julgados e cobrados! Jesus assim declara: “A quem muito foi dado, muito será pedido; e a quem muito foi confiado muito mais será exigido”!
Os dons confiados por Deus a cada um de nós precisam ser colocados em prática. Precisamos doar o que recebemos! Precisamos servir! E há muitos que recebem muito de Deus e doam tão pouco. Deus merece muito mais! A nossa gratidão à Ele por tudo que tem nos dado deve se traduzir em doação, em serviço ao Reino. Não podemos ficar parados enquanto há tanto para se fazer. Deus conta conosco! E quanto mais recebemos mais precisamos repartir. Mais precisamos servir. Há pessoas necessitadas de presença, de afeto, de ajuda material. Nós precisamos ser instrumentos de Deus para elas. Dele recebemos de graça, de graça devemos dar!
Que Deus nos ajude a vigiar na caridade, no amor, na doação de vida, pois só assim seremos felizes de verdade e receberemos dele a vida eterna!
Deus te abençoe sempre!
Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos–GO