Quinta-feira da XXIX Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 12,49-53

Os dois caminhos…

Jesus veio trazer a divisão! Sua mensagem, seu jeito de ser e agir, o Reino por Ele anunciado criou rupturas no seio da humanidade. É estranho ouvir isso, uma vez que, na pregação o Jesus paz e amor são sempre difundidos. Entretanto, Jesus afirmou não ter vindo trazer paz à Terra, e sim, a divisão.

Deus age na liberdade do homem e mulher. Não se cansa de propor caminhos de salvação a todos nós. Sempre propondo, nunca impondo. Sendo proposta, entendemos que pode ser acolhida ou rejeitada. Todavia, aceitar ou rejeitar implica em viver as consequências desta decisão assumida com liberdade. Rejeitar o reino de Deus significa optar pelos valores que lhe são contrários.

Assim ficam estabelecidos duas posições e vivencias. De um lado quem acredita no amor, na justiça, no bem e no perdão. De outro, posiciona-se quem se entrega ao egoísmo, à injustiça, ao desamor e à violência. Fica evidente que não existe conciliação possível ente estes dois projetos de vida. São escolhas de vida ou de morte. Um coração dividido não sobrevive, enfraquece e morre. Não sejamos ingênuos, são projetos inconciliáveis.

O exemplo de Jesus é forte, pois alcança o núcleo das relações mais importante para todos nós, as relações familiares. Numa família, pode acontecer que, o filho faça a opção por Jesus, pelo reino e o pai não. A mãe sim e a filha não, a sogra sim e a nora não, ou vice-versa. Deste modo fica estabelecida uma divisão irremediável dentro da família, por causa da adesão a Jesus Cristo. Assim Jesus não une, ao contrário, desune. Não pode acontecer, porém, que o filho compactue com a maldade do pai, ou a mãe ceda ao egoísmo da filha e, ainda, a sogra concorde com a injustiça da nora, ou vice-versa, só para não desagradar. As exigências que brotam da fé e da adesão a Jesus colocam-se acima dos laços familiares, afetivos, religiosos, profissionais e cidadãos.

Que Deus nos ajude a perseverar e não ter medo de viver a dinâmica do reino!

Vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho