23.7 C
Formosa
sexta-feira, 28 fevereiro, 2025 - 16:43 PM

Evangelho NO HOJE (29/01/2020) – Marcos 4,1-20

-

Quarta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 4,1-20

“Sede cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos”. (Tg 1, 22)

Ontem celebramos a Memória do “Doutor Angélico“ Santo Tomás de Aquino. Este grande santo nos ensina em sua obra Summa contra Gentiles”, III, 37 que: “Ultima hominis felicitas est in contemplatione veritatis” [A suma felicidade do homem encontra-se na contemplação da verdade]. E podemos nos perguntar diante da realidade do mundo secularizado e relativista em que vivemos: Onde encontrar a verdade? A resposta é simples: em Deus que se manifesta a nós através de Sua Palavra Salvadora.

No Santo Evangelho da liturgia de hoje, Jesus em sua infinita sabedoria nos ensina através da parábola do semeador. Sabemos bem que a semente é a Palavra de Deus e os terrenos são as situações em que se encontram o coração dos homens. Como é triste ver a tantos que ignoram a Palavra de Deus e ainda alguns que a ouvem, mas não são ainda capazes de colocá-la em prática. São Jerônimo diz que “Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo!”; precisamos fazer um esforço ainda maior para abraçarmos a Cristo inteiramente que se manifesta a nós, pobres pecadores, através de Sua Palavra, dada ao homem nas Sagradas Escrituras para que recebam as luzes para uma vida de santidade e busca da perfeição em Deus.

São Paulo traz-nos bem claro que: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”. (II Tm 3, 16-17). Assim sendo, deixemos ser lapidados por essa Palavra; sejamos como um bom terreno que acolhe a semente lançada por Deus e produz muitos frutos. Não podemos permanecer estagnados como meros ouvintes, mas praticarmos com fé e amor ao que Deus nos pede. Sabemos o quanto as vozes (palavras) deste mundo nos sufocam, assim como a semente que cai nos espinhos e ao nascerem são sufocadas. Ainda tantas vezes o Maligno tenta tirar a Palavra semeada em nossos corações. E por vezes não deixamos a Palavra se enraizar em nossos corações, pois estes ainda são duros como um terreno pedregoso.

Mas nem tudo está acabado! Deus é Amor e vem insistentemente ao nosso encontro para nos trazer a salvação; abramos o nosso coração a Ele e poderemos cantar como o Salmista: “De todo o coração eu Vos procuro; não permitais que eu me aparte de Vossos mandamentos. Guardo no fundo do meu coração a Vossa Palavra para não Vos ofender” (Sl 118, 10-11).

Façamos um caminho novo diante da Palavra de Deus hoje. Ainda estamos sendo espectadores; vamos fazer parte dessa belíssima história de amor que Deus escreveu para nós. É preciso ação! A Palavra de Deus deve nos impulsionar desde às entranhas do nosso coração até a realização das nossas obras, e que sejam obras de Vida Eterna. Vejamos só o que nos exorta Sua Santidade, o Papa Francisco: “A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. Nós a escutamos com os ouvidos e passa ao coração; não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração; e do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos. Aprendamos essas coisas” (Pronunciamento feito durante missa realizada no dia 31 de janeiro de 2018).

Peçamos hoje a Deus, antes que tudo, um espírito simples e humilde para que a Palavra entre em nossos corações e possa dar os frutos que veio para dar. Somos todos chamados a conhecer a Palavra de Deus e colocá-la em prática em todos os momentos de nossas vidas. O Papa Emérito Bento XVI nos diz: “Como é então importante ouvir a Palavra e encarná-la na existência pessoal e comunitária!” Façamos esse pequeno esforço que nos permite produzir bons frutos. Mas pergunte-se a si mesmo hoje: Que tipo de terreno é o meu coração? É a beira do caminho? É o terreno cheio de espinhos? É o terreno pedregoso? Ou já está sendo transformado em terra boa?

Que possamos amar cada vez mais a Palavra de Deus e fazer Dela nosso bem maior; e possamos dizer de todo coração como disse Santa Teresinha do Menino Jesus: “Do Evangelho fiz o meu tesouro mais precioso”. Possa a Santíssima Virgem Maria, Mãe do Verbo Encarnado, ensinar a nós seus pobres filhos a realizar plenamente a vontade do Seu Filho Jesus Cristo! Que as palavras de Maria no Magnificat ressoem sempre em nossos corações: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1, 38).

Padre Carlos de Souza Neves
Pároco da Paróquia São João Batista
Divinópolis de Goiás


Leituras: 2Sam 7,4-17 / Sl 88 (89)
Evangelho: Mc 4,1-20

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

Campanha da Fraternidade 2025

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos...

PRIMEIRA REUNIÃO DA FORANIA NOSSA SENHORA DA GUIA

Na última quarta-feira, 05 de fevereiro, das 09h às 12h, na Paróquia São Francisco Xavier, em Buritinópolis/GO, foi realizada a Primeira Reunião do ano,...

Ordenação Sacerdotal dos Diáconos Marcos William e Warlei Santos

“Consecrate eos in veritate” (Jo 17,17) No dia 21 de Dezembro de 2024, foram ordenados sacerdotes Marcos Willian de Oliveira e Warlei da Silva Santos. A...

Ordenação Sacerdotal do Diác. Pablo e Ordenação Diaconal do Seminarista Bruno

No dia 14 de Dezembro de 2024, foi ordenado sacerdote Pablo Coelho Veleda e ordenado diácono Bruno Sampaio Ferreira. A solene celebração aconteceu na Paróquia...

Últimos comentários

X