Sábado da 21ª Semana do Tempo Comum
Martírio de São João Batista – Memória
Evangelho – Marcos 6,17-29
“Ser cristão é ser mártir”
A Liturgia deste sábado nos permite celebrar a memória do Martírio de São João Batista, filho de Zacarias e Isabel, primo de Nosso Senhor Jesus Cristo, modelo de santidade para todos nós. Toda a vida de João Batista é caracterizada pela pregação de conversão (Cf. Mt 3,2ss), mudança de comportamentos para o grande encontro com o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Cf. Jo 1,29).
Foi justamente por causa dessa postura rígida em anunciar os caminhos que levam para Cristo e denunciar os erros e pecados do povo que João Batista foi preso pelo Rei Herodes. Pois João acusava o pecado de adultério que o rei Herodes cometia, dizendo: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão” (Mc 6,18). E mesmo preso não deixava de exercer sua missão profética, o que muito incomodava, Herodíades, mulher com quem Herodes cometia adultério, “por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia” (Mc 6,19).
Entretanto, uma coisa me despertou a atenção no Evangelho de hoje, o fato de Herodes gostar de ouvir as pregações de João Batista, até mesmo o protegia, mas não mudava de vida, não buscava à conversão (Cf. Mc 6,20). Infelizmente são muitos católicos que estão na mesma situação de Herodes. Quantos são os católicos que não perdem a missa dominical, que sempre participam de encontros de espiritualidade, retiros, momentos de orações, etc., mas continuam os mesmos, pois não se convertem.
Ser mártir é ter a coragem de entregar a vida por Cristo, derramando o próprio sangue em defesa da fé, se for necessário. Ser mártir também é aceitar todo tipo de sofrimento para fazer primeiro a vontade de Deus, deixando morrer nossas vontades, nossos prazeres, nossas decisões. Que São João Batista interceda a Deus por nós para que seja despertado em nossa vida o desejo do martírio, para que morrendo o homem velho em nós, renasça em nossa vida uma nova criatura, convertida e mais santa.
Com os auxílios da poderosa intercessão de Nossa Mãe, Maria Santíssima e nossa constante abertura à graça divina também nós poderemos alcançar um pouco das virtudes de São João Batista e com ele um dia louvarmos a Deus no mais alto dos céus.
Padre Fláunei Alves Pereira
Leituras: Jr 1,17-19 / Sl 70 (71)
Evangelho: Mc 6,17-29