27 C
Formosa
terça-feira, 21 maio, 2024 - 11:55 AM

Evangelho NO HOJE (05/09/2020) – Lucas 6,1-5

-

Sábado da 22ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 6,1-5

“Antes de julgar procure conhecer

Estamos saboreando os primeiros dias do mês de setembro, em que a Igreja no Brasil nos convida a redobrarmos ainda mais a atenção à escuta, leitura e meditação dos textos da Sagrada Escritura. Neste primeiro sábado do mês de setembro, mês da Bíblia, a Liturgia nos apresenta no Evangelho de Lucas, mais um importante ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo: antes de julgar procure conhecer.

De acordo com a narração do Evangelho de hoje, alguns fariseus recriminam os discípulos de Jesus por estarem arrancando espigas no dia de sábado, atitude proibida de ser realizada, pois o sábado é um dia consagrado a Deus em que não se deve trabalhar. “Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte (Ex 31,15). Esta Lei tem seu fundamento na obra da criação em que Deus, depois de seis dias trabalhando na criação do mundo, no sétimo dia descansou, consagrando esse dia para o descanso (Cf. Gn 2,2-3).

Entretanto, se observarmos atentamente no Evangelho de Lucas, os discípulos de Jesus não estavam trabalhando na colheita das espigas, apenas arrancaram algumas, certamente para matarem a fome que tinham. Do mesmo modo atuou Davi e seus companheiros ao comerem dos pães, que estavam no templo e que eram oferecidos a Deus. Assim foi recordado por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se os fariseus tivessem tomado o cuidado de se informarem melhor sobre o que estava acontecendo, se por primeiro tivessem ao menos perguntado o porque da atitude dos discípulos em arrancarem as espigas em dia de sábado, provavelmente eles não teriam cometido o erro de emitir um julgamento sem fundamento.

Infelizmente, nos dias de hoje, com a velocidade cibernética em que recebemos as informações, provindas em sua grande maioria das redes sociais, muitas pessoas acabam por romper laços de amizades; perdem a boa fama e até mesmo deixam de crer em Deus justamente por se apoiarem em juízos antecipados de pessoas ou situações que carecem de tempo e provas para a veracidade destas mesmas notícias recebidas.

Que Nossa Senhora interceda a Deus por nós, para termos mais paciência e sabedoria para evitarmos levantar falsos testemunhos, para não cairmos nos pecados de emitir juízos falsos e atuarmos com mais caridade para com o nosso próximo. Que o encontro com Jesus em Sua Palavra nos converta de toda atitude precipitada e dos julgamentos falsos.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira


Leituras: 1Cor 4,6B-15 / Sl 144 (145)
Evangelho: Lc 6,1-5

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

O Dom da Fortaleza, um convite à Santidade e ao Martírio

A Diocese de Formosa Goiás e tantas outras celebram solenemente as festividades em honra ao Divino Espírito Santo, nesta última semana, concluindo o Tempo...

60 anos de vida do Diácono Francisco Olegário (13/05)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Francisco Olegário...

03 ano de Ordenação Presbiteral do Pe. Kleison (01/05)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 01 de maio de 2021, o Padre Kleison Dias...

50 anos de vida do Pe. Adenailton Machado (02/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X