Quinta-feira da VI Semana da Páscoa
Evangelho – João 16,16-20

Convocados à Gratidão!

“Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso!” Salmo 148.

Santo Ambrósio dizia: “Não há nada mais importante que agradecer!”. A gratidão é um sentimento de profundo reconhecimento de que alguém ou algo trouxe coisas boas para nossa vida. É mais que dizer: muito obrigado! Vai além das convenções sociais e de simples educação. Gratidão é uma postura de vida. É o estado da alma. A gratidão não exige nada, movimenta-se no âmbito da gratuidade. Ela apenas reconhece. Podemos observar por vezes que, nesta cultura do consumo, da busca imediata do prazer, da superficialidade das relações, do imediatismo virtual e tecnológico, do isolamento e fechamento humano, a gratidão como vivência e postura são pouco cultivados, pois não se dá espaço no coração para reconhecê-la e acolhê-la, ficando assim, tão somente no âmbito das exigências, insatisfações, ressentimentos e amarguras.

O salmo da liturgia da Palavra deste dia é um convite a retomar a dinâmica da Gratidão em nossas vidas. A gratidão ao Criador pela existência que nos foi concedida, pela criação obra de suas mãos. A gratidão expressa como Louvor, exercício interior que nos conecta com o Sagrado, mas, estende-se às outras dimensões da vida, sobretudo no âmbito dos relacionamentos humanos. A ingratidão é algo que fere profundamente, basta ouvir tantos pais e mães que sentem a ingratidão dos filhos e outras circunstâncias da vida que passamos. Assim, compreende-se a importância do Louvor, da ação de graças, do saber reconhecer os benefícios que Deus nos concede, como também, das pessoas, lugares e diversas situações vivenciadas. Agradecer mais e reclamar menos!

A participação na missa, Adoração ao Santíssimo, as orações diárias, os pequenos aos grandes atos de caridade, a paciência, o perdão, o acolhimento realizados por amor são posturas que revelam gratidão. Portanto, perseverar nesta vivencia é um ato diário de conversão. Reconhecer a bondade de Deus, dos outros e a nossa própria revelam muito da nossa capacidade de amar.

Acolhamos o convite do salmista e o sábio conselho de Santo Ambrósio saiba agradecer e louvar!

Prossigamos… Vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás

Clique aqui e veja o evangelho de hoje