????????????????????????????????????

A nossa diocese sempre esteve voltada para a formação de cristãos conscientes. Por isso, tem como uma das prioridades, a dedicação à catequese em todas as etapas. Sempre atenta aos apelos da Igreja e da realidade local, a diocese, por meio da Coordenação Diocesana de Catequese, na pessoa do Pe. João Bernardino Assunção, entrou em contato com a Diocese de Joinville – SC, onde o método de itinerário catequético proposto pela CNBB está sendo aplicado já há algum tempo. Com o apoio do Bispo Diocesano de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer, este sistema implantado já está sendo modelo em paróquias de Joinville e também em outros lugares do Brasil.

Na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral do mês de março de 2015, foi decidido que a Diocese de Formosa, pediria a mesma diocese de Joinville, uma assessoria para apresentar o método para o clero diocesano e para os catequistas da diocese. Foi convidada a Dra. Irmã Terezinha Maria Mocellin, coordenadora do projeto da CNBB, que apresentou os passos da metodologia de “Iniciação Cristã de Inspiração Neocatecumenal”.

A apresentação aos catequistas ocorreu no dia 06 de julho, no salão da Paróquia São Sebastião, em Formosa – GO, com a presença de mais de duzentos catequistas vindos da maioria das paróquias da diocese de Formosa. Foi uma apresentação muito dinâmica, com bastante entusiasmo, pois fez parte dela, a experiência implantada e vivenciada na diocese de Joinville, desde 2011.

A coordenação diocesana de catequese, juntamente com a coordenação diocesana de Pastoral, agradece todos os catequistas que, de boa vontade, procuraram aprimorar seu compromisso evangelizador, estando presentes nessa apresentação. À Ir. Terezinha Mocellin, agradecemos a dedicação para com o itinirário catequético da CNBB e bem como a disposição de estar na diocese para ampliar os horizontes da evangelização na catequese da diocese.

Pe. João Manoel e Pe. João Assunção.
Pe. João Manoel e Pe. João Assunção.

 

Ir. Terezinha com Pe. João Assunção.
Ir. Terezinha com Pe. João Assunção.

itinerario catequetico      catequese nova

 

 

Com texto de Ir. Bertila e fotos de Carlos Canuto.