Início Igreja Diocesana Seminaristas refletem sobre o Ano da Misericórdia.

Seminaristas refletem sobre o Ano da Misericórdia.

seminaristas_arquidiocese_goianiaCom o objetivo de proporcionar a integração e o convívio entre os futuros sacerdotes da Igreja, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) realizou o Encontro de Seminaristas Filósofos, do regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 30 de abril, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Uruaçu (GO). Participaram cerca de 70 seminaristas, dos seminários presentes nas províncias eclesiásticas de Brasília e Goiânia.

No encontro, o bispo de Uruaçu e presidente do regional, dom Messias dos Reis Silveira, ministrou palestra sobre a vivência do Ano da Misericórdia nas casas de formação. De acordo com o bispo, muito se fala sobre o Ano Santo, mas poucos o vivenciam. “Falar de misericórdia é fácil. Os padres falam muito bem sobre o assunto, mas às vezes, nos atos, precisamos vivenciá-lo mais”, disse.

Dom Messias falou ainda que é preciso seguir o conselho do papa em relação ao Jubileu Extraordinário. “O Ano da Misericórdia não deve terminar em novembro, mas deve continuar nos corações, como sinal da bondade e ternura de Deus que vai ao encontro das pessoas”. O bispo também pediu aos seminaristas para testemunharem a misericórdia na pessoa de Jesus. “Sem olharmos para ele, vemos a misericórdia apenas na dimensão humana e fica difícil praticá-la”, enfatizou.

Sobre o encontro, dom Messias garantiu que “é um evento que lança as sementes da unidade no regional”. Para ele, o seminário é fundamental para a “partilha, convivência e motivação para o caminho de aprofundamento vocacional”. Já o vice-coordenador da Osib do regional, padre Elias Aparecido, afirmou que encontros como esse têm a missão de “favorecer o conhecimento, o amor pelo regional e a aproximação entre os futuros padres”.

Participaram do encontro seminaristas dos seminários Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima (Brasília), Interdiocesano São João Maria Vianney (Goiânia), Diocesano Imaculado Coração de Maria (Anápolis), São Luiz Gonzaga (São Luís de Montes Belos) e São José (Uruaçu).

Com informações e foto do regional Centro-Oeste

X