Sexta-feira Antes da Epifania do Senhor
Evangelho – João 1,29-34

Jesus Cristo, “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”

Na semana antes da Epifania do Senhor, a Liturgia nos apresenta o diálogo entre Jesus Cristo e São João Batista e seus discípulos (cf. Jo 1,19-42). “João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Toda essa passagem mostra-nos que já era algo costumeiro para os discípulos de João: “se achava lá de novo”. João tinha outros discípulos: “estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos”. Dos dois que estavam “lá” não se sabe se algum deles tinha o hábito de estarem ali. O fato é que João sempre se achava ali: “estava lá João outra vez” (cf. 1,29-34).

O lugar o qual João estava não era por demais resguardado, visto que por ali Jesus passou. Ou pode acontecer que fosse um único caminho já que a estadia de João naquele local se fazia clássico: para encontrar, então, com Jesus? Não se sabe! Porém o que é certo é que os discípulos foram informados sobre Jesus, pois disseram: “Eis o Cordeiro de Deus”. Quer dizer, és aquele de quem vós nos falava!

Os dois discípulos puseram-se a escutar àquele de quem antes só ouvira falar. Escutaram o Mestre e responderam ao que ouviram seguindo o seu caminho. Escutar o Mestre falar e pôr-se a caminho não basta! É preciso mais do que isso, é necessário ser convidado. Senão o mestre interroga: “Que procurais?” Como que falando: “já não lhes falei?” Mas os discípulos querem mais: “Rabi, onde moras?” Eles não contiveram em ouvi-lo e terem seguido-o, tiveram o desejo de estarem juntos. Com isso, Jesus os convocam: “Vinde”.

Agora é Jesus quem si coloca na cena. Todo o seguimento a Jesus quem chama é Ele mesmo. Quando não si é convocado pelo mestre, Ele objeta: “Que procurais?” No entanto, a partir da eleição de Cristo os caminheiros podem ver onde Jesus mora: “Vede”.

Aqui se realiza o verdadeiro “caminhar com Cristo”: “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Porque os discípulos já são eleitos. Cristo já sabe o que eles querem: saber onde Ele mora. Souberam, pois, onde era a habitação de Cristo, e, permaneceram com ele. Neste itinerário dos discípulos de João, estão acontecendo dois ciclos, os quais fecham toda a cena: viram Jesus; foram; ouviram-no; seguiram e permaneceram. Em fim, ver Jesus implica ir ao seu encontro; vê e ouve a Cristo quem o procura; vê, ouve e segue Jesus somente quem o procura e põe-se à escutá-lo.

Pe. Joacir S. d’Abadia
Pároco da Paróquia São José