Sábado Antes da Epifania do Senhor
Evangelho – João 1,35-42

O desafio em ser Discípulo e a responsabilidade em ser Missionário

Na leitura do Evangelho que a Liturgia nos oferece para este sábado, que antecede a solenidade da Epifania do Senhor, vemos, no Evangelho de João, o surgimento dos primeiros discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como a primeira missão que um deles realizou. Uma vez que João Batista anuncia Jesus Cristo como o “Cordeiro de Deus” (Jo 1,36), dois dos discípulos dos seus passam a seguir Jesus e permaneceram com Ele (cf. Jo 1,37.39).

Nos nossos dias torna-se cada vez mais complicado ser discípulo de Jesus Cristo, isto porque sempre surgem nova ideias, ideologias ou atitudes comportamentais que vão totalmente contra aos ensinamentos que Cristo Jesus nos ensina. E infelizmente, essas novas tendencias, em sua grande maioria carregadas de posturas neo-pagãs, tem atraído a muitos dos discípulos de Cristo, inclusive uma boa parte de católicos. Como resistir a essas fortes correntes que podemos identificar como o “Anti-Cristo” (1Jo 2,22) presente no meio da sociedade atual?

A resposta a esta pergunta já está contida no próprio Evangelho de hoje. Basta permanecer em e com Cristo (Jo 1,39). A permanência cristã significa uma decisão firme da vontade de todo cristão em querer por em prática, em primeiro lugar, a vontade de Deus, em cada instante da vida. Essa decisão firme da vontade humana orientada, voltada à Cristo implicará na renúncia a qualquer postura de vida, pensamentos ou ideologias contrária ao que Nosso Senhor Jesus Cristo ensina para seus discípulos.

Interessante observar, ainda no Evangelho de hoje, a atitude de André, um dos dois discípulos de João Batista que seguiu a Jesus. Depois que André encontrou o Messias rapidamente ele realiza a missão de anunciar o Cristo para seu irmão Simão Pedro, que ao ser apresentado à Nosso Senhor, recebe Dele mesmo o nome de “Cefas”, que quer dizer “Pedra”, a mesma pedra na qual Cristo Jesus irá edificar a sua Igreja (cf. Mt 16,18). Hoje sabemos pela história que Pedro foi o primeiro papa de nossa Igreja.

Olhem a importância de assumirmos a responsabilidade de também sermos missionários! Esta vocação à missão todos nós recebemos através do mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo “Ide, pois, e ensinai a todas as nações […] Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi” (Mt 28,19.20), e se configura de modo mas concreto quando recebemos o batismo. O testemunho de uma vida cristã autêntica é o melhor meio de ensinar o que Jesus Cristo nos deixou.

Que Maria Santíssima, a Primeira Cristã, interceda junto à seu Filho por nós, para que, seguindo os passos de Nosso Senhor, levemos ao menos nosso irmão para Cristo.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira