Sábado Antes da Epifania do Senhor
Evangelho – João 1,35-42

O desafio em ser Discípulo e a responsabilidade em ser Missionário

Na leitura do Evangelho que a Liturgia nos oferece para este sábado, que antecede a solenidade da Epifania do Senhor, vemos, no Evangelho de João, o surgimento dos primeiros discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como a primeira missão que um deles realizou. Uma vez que João Batista anuncia Jesus Cristo como o “Cordeiro de Deus” (Jo 1,36), dois dos discípulos dos seus passam a seguir Jesus e permaneceram com Ele (cf. Jo 1,37.39).

Nos nossos dias torna-se cada vez mais complicado ser discípulo de Jesus Cristo, isto porque sempre surgem nova ideias, ideologias ou atitudes comportamentais que vão totalmente contra aos ensinamentos que Cristo Jesus nos ensina. E infelizmente, essas novas tendencias, em sua grande maioria carregadas de posturas neo-pagãs, tem atraído a muitos dos discípulos de Cristo, inclusive uma boa parte de católicos. Como resistir a essas fortes correntes que podemos identificar como o “Anti-Cristo” (1Jo 2,22) presente no meio da sociedade atual?

A resposta a esta pergunta já está contida no próprio Evangelho de hoje. Basta permanecer em e com Cristo (Jo 1,39). A permanência cristã significa uma decisão firme da vontade de todo cristão em querer por em prática, em primeiro lugar, a vontade de Deus, em cada instante da vida. Essa decisão firme da vontade humana orientada, voltada à Cristo implicará na renúncia a qualquer postura de vida, pensamentos ou ideologias contrária ao que Nosso Senhor Jesus Cristo ensina para seus discípulos.

Interessante observar, ainda no Evangelho de hoje, a atitude de André, um dos dois discípulos de João Batista que seguiu a Jesus. Depois que André encontrou o Messias rapidamente ele realiza a missão de anunciar o Cristo para seu irmão Simão Pedro, que ao ser apresentado à Nosso Senhor, recebe Dele mesmo o nome de “Cefas”, que quer dizer “Pedra”, a mesma pedra na qual Cristo Jesus irá edificar a sua Igreja (cf. Mt 16,18). Hoje sabemos pela história que Pedro foi o primeiro papa de nossa Igreja.

Olhem a importância de assumirmos a responsabilidade de também sermos missionários! Esta vocação à missão todos nós recebemos através do mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo “Ide, pois, e ensinai a todas as nações […] Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi” (Mt 28,19.20), e se configura de modo mas concreto quando recebemos o batismo. O testemunho de uma vida cristã autêntica é o melhor meio de ensinar o que Jesus Cristo nos deixou.

Que Maria Santíssima, a Primeira Cristã, interceda junto à seu Filho por nós, para que, seguindo os passos de Nosso Senhor, levemos ao menos nosso irmão para Cristo.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha