Quarta-feira da 2ª Semana da Quaresma
Evangelho – Mateus 20,17-28

“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo” (Mt 20,26b-27).

Meus queridos irmãos e irmãos! Vivemos em um mundo fermentado pelo desejo de poder, altas posições, cobiças, ataques ao próximo, conspiração, pouca humildade e falta de entrega ao amor. O que Jesus nos ensina hoje no Santo Evangelho? A humildade e o serviço ao próximo. E o tempo quaresmal lapida o nosso coração, tantas vezes orgulhoso e soberbo. Vamos fazer essa experiência de transformação interior e imitarmos nosso Senhor Jesus?

Muitos de nós estamos tão alienados com as paixões terrenas que vamos esquecendo de amar o próximo, de sermos misericordiosos e de termos compaixão para com os irmãos. O nosso olhar só se volta para nós mesmos e para nossas aspirações, que nem sempre são as celestiais. Que triste! Pior ainda é ver algumas pessoas conspirando a destruição daqueles que estão em sua volta. Já acontecera isso com o profeta Jeremias como podemos observar na primeira leitura: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias” (Jr 18, 18b). Seus adversários desejavam sua ruína. E que mal fez o profeta? Nenhum! Apenas estava a buscar o bem para eles, e mesmo diante dessa terrível perseguição não pagou o mal com o mal; deixou-se ser salvo pelo Senhor.

Precisamos aprender hoje a virtude da humildade e do serviço ao próximo. Para que possamos assim alcançar a grandeza do Reino de Deus. Como nos ensina a canção: Prova de amor maior não há; que doar a vida pelo irmão. Isso sim é ser o primeiro: ser servo. É tempo de amarmos mais, perdoarmos mais, servirmos mais aos irmãos; enfim, sermos como Jesus, que veio para servir e não ser servido. Aprendamos de Jesus o que significa ser servo! Santo Agostinho nos ensina que: “Seremos maiores se formos mais humildes”. Cuidemos para não sermos como a mãe dos filhos de Zebedeu, que não soube pedir a Jesus o que era certo; pediu posições aos filhos e não a humildade e a disposição em servir e amar sem reservas. Disse ela em sua prece: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda” (Mt 20, 21b). Vigiemos para não perdermos também o caminho da humildade.

Que estes Santos ensinamentos de nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo nos transformem em verdadeiros servos do amor e da misericórdia. E se ainda estamos vivendo conforme as seduções do maligno, clamemos como o salmista: “Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus! Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor!” (Sl 30, 5).

Busquemos praticar com sinceridade e fé as práticas quaresmais para que possamos ser verdadeiramente purificados. Que a Virgem Santíssima Serva fiel, humilde e obediente interceda por nós, seus pobres filhos, junto a Deus para que alcancemos a graça do amor e do serviço desinteressado. Abramos os nossos ouvidos para a escuta da Palavra, pois somente quem ouve a voz de Deus é capaz de amar e servir o próximo sem desejo de aparecer mais que Jesus. Amemos sempre, pois somente o amor vence tudo. Assim seja!

Padre Carlos de Souza Neves
Pároco da Paróquia São João Batista
Divinópolis de Goiás


Leituras: Jr 18,18-20 / Sl 30 (31)
Evangelho: Mt 20,17-28