Sábado da 16ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 20,20-28
“Disponibilidade e Fidelidade”
Com alegria a Liturgia nos convida a celebrarmos de modo festivo a memória de São Tiago Maior, que foi um dos doze apóstolos. Ele é irmão de São João, também apóstolo. Os Dois receberam o chamado de Nosso Senhor enquanto estavam consertando as redes de pesca junto com seu pai Zebedeu (Cf. Mt. 4,21). Ao ouvirem o chamado de Jesus, Tiago e seu irmão deixaram tudo e seguiram a Cristo Jesus.
No grupo dos doze apóstolos, São Tiago se destaca por ser íntimo à Jesus, pois esteve presente nos momentos mais importantes como a Transfiguração no Monte Tabor (Cf. Mt 17,1ss) ou no Monte das Oliveiras, onde Nosso Senhor começou a vivenciar Sua Paixão (Cf. Mt 26, 37ss).
São Tiago também foi um grande evangelizador, levando a cabo o mandado de Nosso Senhor, de ir ao mundo inteiro anunciando o Evangelho a toda criatura (Cf. Mt 28,19). O impetuoso ardor missionário de São Tiago levou-o até o limite das últimas terras, hoje conhecida como Espanha, que conserva uma antiga peregrinação à San Tiago de Compostela.
O Evangelho de hoje apresenta o diálogo de Jesus com a mãe de São Tiago, onde Nosso Senhor revela o martírio de São Tiago: “De fato, vós bebereis do meu cálice” (Mt 20,23). A forma em que se deu o martírio de São Tiago é narrado no livro dos Atos dos Apóstolos (12,1-2): “Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar” “Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João”.
Depois de meditarmos este breve relato da vida de São Tiago, creio que ao menos duas virtudes podemos aprender com este Santo Apóstolo: disponibilidade para missão e fidelidade à missão recebida. Essas duas virtudes infelizmente estão desaparecendo do meio cristão. Pois muitos se deixam conduzir pela nova ordem imposta na sociedade onde o comodismo ocupa todo tempo em não fazer nada. Bem como a infidelidade aos compromissos assumidos, o que passa a ser normal entre as pessoas.
Que Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos, possa interceder por nós, para que a exemplo de São Tiago, possamos ter disponibilidade e fidelidade para com a obra que Deus nos confiou, e assim um dia podermos festejar nos Céus as maravilhas que Nosso Senhor nos realizou.
Que assim seja!
Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha
Leituras: 2Cor 4,7-15 / Sl 125 (126)
Evangelho: Mt 20,20-28