Diocese de Formosa-GO

20.6 C
Formosa
sábado, 15 agosto, 2020 - 08:34 AM

Evangelho NO HOJE (25/07/2020) – Mateus 20,20-28

-

Sábado da 16ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 20,20-28

“Disponibilidade e Fidelidade”

Com alegria a Liturgia nos convida a celebrarmos de modo festivo a memória de São Tiago Maior, que foi um dos doze apóstolos. Ele é irmão de São João, também apóstolo. Os Dois receberam o chamado de Nosso Senhor enquanto estavam consertando as redes de pesca junto com seu pai Zebedeu (Cf. Mt. 4,21). Ao ouvirem o chamado de Jesus, Tiago e seu irmão deixaram tudo e  seguiram a Cristo Jesus.

No grupo dos doze apóstolos, São Tiago se destaca por ser íntimo à Jesus, pois esteve presente nos momentos mais importantes como a Transfiguração no Monte Tabor (Cf. Mt 17,1ss) ou no Monte das Oliveiras, onde Nosso Senhor começou a vivenciar Sua Paixão (Cf. Mt 26, 37ss).

São Tiago também foi um grande evangelizador, levando a cabo o mandado de Nosso Senhor, de ir ao mundo inteiro anunciando o Evangelho a toda criatura (Cf. Mt 28,19). O impetuoso ardor missionário de São Tiago levou-o até o limite das últimas terras, hoje conhecida como Espanha, que conserva uma antiga peregrinação à San Tiago de Compostela.

O Evangelho de hoje apresenta o diálogo de Jesus com a mãe de São Tiago, onde Nosso Senhor revela o martírio de São Tiago: De fato, vós bebereis do meu cálice (Mt 20,23). A forma em que se deu o martírio de São Tiago é narrado no livro dos Atos dos Apóstolos (12,1-2):Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar” “Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João”.

Depois de meditarmos este breve relato da vida de São Tiago, creio que ao menos duas virtudes podemos aprender com este Santo Apóstolo: disponibilidade para missão e fidelidade à missão recebida. Essas duas virtudes infelizmente estão desaparecendo do meio cristão. Pois muitos se deixam conduzir pela nova ordem imposta na sociedade onde o comodismo ocupa todo tempo em não fazer nada. Bem como a infidelidade aos compromissos assumidos, o que passa a ser normal entre as pessoas.

Que Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos, possa interceder por nós, para que a exemplo de São Tiago, possamos ter disponibilidade e fidelidade para com a obra que Deus nos confiou, e assim um dia podermos festejar nos Céus as maravilhas que Nosso Senhor nos realizou.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: 2Cor 4,7-15 / Sl 125 (126)
Evangelho: Mt 20,20-28

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GOhttp://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

XIX Domingo do Tempo Comum

Deus nunca nos permite entrar numa tempestade sem que Ele venha em socorro da nossa fé Jesus nunca ordena aos seus discípulos nada sem que...

Evangelho NO HOJE (08/08/2020) – Mateus 17,14-20

Sábado da 18ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 17,14-20 “A urgência em renovar nossa fé!” O Evangelho deste sábado traz uma importante reflexão sobre a...

XVIII Domingo do Tempo Comum

Deus é o alimento da noss’alma O homem é por natureza um ser sedento, descontente, incompleto, frágil, vulnerável. Mas ao mesmo tempo carrega dentro de...

Evangelho NO HOJE (01/08/2020) – Mateus 14,1-12

Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 14,1-12 “Nossa vocação ao profetismo” Começamos hoje uma nova jornada em nossa vida com o início do...

56 anos de vida do Pe. Eliton Cardoso (06/08)

 “Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Mais visitadas

Últimos comentários

X