Sábado da 7ª Semana da Páscoa
Evangelho – João 21,20-25
“O que é importante?”
A Liturgia deste sábado nos ajuda a vivenciarmos bem a última Semana da Páscoa, mais precisamente o último dia do tempo pascal. Neste contexto, nos é apresentado os últimos versículos do Evangelho de João para serem meditados. Certamente essa passagem bíblica anuncia, em tom de despedida, a vontade de Cristo Jesus para nós, seus discípulos.
Depois de revelar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus (Cf. Jo 21,19), no mesmo instante, sendo levado pela curiosidade, Pedro pergunta a Jesus sobre o futuro de João, um dos apóstolos. A resposta de Nosso Senhor a Pedro traz dois grandes ensinamentos para todos nós, pois manifesta qual deve ser nossa atitude para fazer a vontade de Nosso Deus e Senhor.
O primeiro ensinamento é feito em forma de uma pergunta com apenas quatro palavras: “que te importa isso?” (Jo 21,22). A princípio pode nos causar uma forte impressão a forma como disse Nosso Senhor. Entretanto, não se trata de uma ofensa a Pedro, ao contrário, é uma chamada de atenção para o que realmente é importante para um discípulo.
Creio que essa mesma expressão faz muita falta em nosso meio, porque nos distraímos com muita facilidade diante de uma série de coisas inúteis, até mesmo desprezíveis para um cristão. Nos últimos meses marcados pelas incertezas dessa pandemia, quantos estiveram e anida estão perdendo tempo com rivalidades políticas partidárias… outros com preocupações excessivas com o futuro… alguns até tentando sinalizar o final dos tempos… “que te importa isso?” (Jo 21,22) é o que nos diz Nosso Senhor.
Em outro momento, Cristo Jesus nos alertava que não deveríamos nos preocupar com nossa vida, nem com o que deveríamos comer ou nos vestir, muito menos nos preocupar com o dia de amanhã, pois “vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso” (Mt 6,32) e por ser um Pai Misericordioso, “todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mt 6,33).
O segundo ensinamento de Nosso Senhor que o Evangelho nos apresenta neste sábado está resumido em duas palavras dirigidas a Pedro: “Tu, segue-me!” (Jo 21,23). Isso sim é o mais importante para nós, cristãos, discípulos de Nosso Senhor Jesus. Lembrando que esse seguimento se realiza na configuração de nossa vida à Vida de Cristo Jesus, pois ser cristão é se esforçar para ser outro Cristo. Isso sim importa!
Imitar as virtudes a Jesus Cristo, colocar em prática seus mandamentos, transformar-se em verdadeira testemunha cristã deve ser nossa primeira e única preocupação. Pois somente assim a vida tem sentido! Que Maria Santíssima, a Primeira Discípula de Cristo, interceda a Deus por nós, para que na fidelidade ao seguimento de Nosso Senhor tão logo cheguemos ao Seu encontro no Reino dos Céus.
Que assim seja!
Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha
Leituras: At 28,16-20.30-31 / Sl 10 (11)
Evangelho: Jo 21,20-25