Diocese de Formosa-GO

18.8 C
Formosa
sábado, 11 julho, 2020 - 04:07 AM

Evangelho NO HOJE (30/05/2020) – João 21,20-25

-

Sábado da 7ª Semana da Páscoa
Evangelho – João 21,20-25

“O que é importante?”

A Liturgia deste sábado nos ajuda a vivenciarmos bem a última Semana da Páscoa, mais precisamente o último dia do tempo pascal. Neste contexto, nos é apresentado os últimos versículos do Evangelho de João para serem meditados. Certamente essa passagem bíblica anuncia, em tom de despedida, a vontade de Cristo Jesus para nós, seus discípulos.

Depois de revelar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus (Cf. Jo 21,19), no mesmo instante, sendo levado pela curiosidade, Pedro pergunta a Jesus sobre o futuro de João, um dos apóstolos. A resposta de Nosso Senhor a Pedro traz dois grandes ensinamentos para todos nós, pois manifesta qual deve ser nossa atitude para fazer a vontade de Nosso Deus e Senhor.

O primeiro ensinamento é feito em forma de uma pergunta com apenas quatro palavras: “que te importa isso?” (Jo 21,22). A princípio pode nos causar uma forte impressão a forma como disse Nosso Senhor.  Entretanto, não se trata de uma ofensa a Pedro, ao contrário, é uma chamada de atenção para o que realmente é importante para um discípulo.

Creio que essa mesma expressão faz muita falta em nosso meio, porque nos distraímos com muita facilidade diante de uma série de coisas inúteis, até mesmo desprezíveis para um cristão. Nos últimos meses marcados pelas incertezas dessa pandemia, quantos estiveram e anida estão perdendo tempo com rivalidades políticas partidárias… outros com preocupações excessivas com o futuro… alguns até tentando sinalizar o final dos tempos… “que te importa isso?” (Jo 21,22) é o que nos diz Nosso Senhor.

Em outro momento, Cristo Jesus nos alertava que não deveríamos nos preocupar com nossa vida, nem com o que deveríamos comer ou nos vestir, muito menos nos preocupar com o dia de amanhã, pois “vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso” (Mt 6,32) e por ser um Pai Misericordioso, “todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mt 6,33).

O segundo ensinamento de Nosso Senhor que o Evangelho nos apresenta neste sábado está resumido em duas palavras dirigidas a Pedro: “Tu, segue-me!” (Jo 21,23). Isso sim é o mais importante para nós, cristãos, discípulos de Nosso Senhor Jesus. Lembrando que esse seguimento se realiza na configuração de nossa vida à Vida de Cristo Jesus, pois ser cristão é se esforçar para ser outro Cristo. Isso sim importa!

Imitar as virtudes a Jesus Cristo, colocar em prática seus mandamentos, transformar-se em verdadeira testemunha cristã deve ser nossa primeira e única preocupação. Pois somente assim a vida tem sentido! Que Maria Santíssima, a Primeira Discípula de Cristo, interceda a Deus por nós, para que na fidelidade ao seguimento de Nosso Senhor tão logo cheguemos ao Seu encontro no Reino dos Céus.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: At 28,16-20.30-31 / Sl 10 (11)
Evangelho: Jo 21,20-25

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GOhttp://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

Evangelho NO HOJE (11/07/2020) – Mateus 10,24-33

Sábado da 14ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 10,24-33 “Não tenhais medo!” “A Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada...

Evangelho NO HOJE (07/07/2020) – Mateus 9,32-38

Terça-feira da 14ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 9,32-38 É fácil para o ser humano usurpar o lugar da divindade dentro de si. No...

XIV Domingo do Tempo Comum

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados...” (Mt 11,28) Deus ao criar o ser humano o constituiu como um ser livre, Ele...

Evangelho NO HOJE (04/07/2020) – Mateus 9,14-17

Sábado da 13ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 9,14-17 “O cristão e a coerência” Olha que maravilha! Já estamos vivenciando os primeiros dias do mês...

Evangelho NO HOJE (30/06/2020) – Mateus 8,23-27

Terça-feira da 13ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 8,23-27 Só Deus pode nos libertar das amarras do pecado, das algemas do nosso egoísmo e...

Mais visitadas

Últimos comentários

X