25.6 C
Formosa
segunda-feira, 20 maio, 2024 - 17:15 PM

Solenidade da Ascensão do Senhor

-

Vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lc 24, 48)

Celebrar a Ascensão do Senhor é ter a certeza da sua vitória definitiva sobre o mal, o pecado e a morte. Cristo que sobe aos céus está nos dizendo que sua vitória é definitiva, que esta precisa ser proclamada mudo afora pelo testemunho dos seus discípulos. Se estamos unidos ao Senhor, pelo batismo, também somos vencedores de tudo isso e constituídos suas testemunhas.

Ao subir ao Céu Nosso Senhor inaugura um novo modo de presença entre nós, uma presença sacramental. Agora, até que Ele venha em sua glória como juiz, podemos encontrá-lo nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia, na sua Igreja, na sua Palavra, no testemunho dos seus discípulos.

Ser cristão católico, pois, significa ser testemunha de Cristo no mundo. Ou somos testemunhas de Jesus ou não somos seus discípulos. Pois o Senhor nos diz: “Vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lc 24, 48). Ou seja, o Senhor quis que sua missão no mundo fosse continuada através de nós na sua Igreja. Ser testemunha é amar aquilo e aqueles que Jesus amou; é dispor a socorrer os que sofrem e padecem necessidade, tanto materiais como espirituais; é assumir com coragem e responsabilidade a vocação que o Senhor nos deu; é viver em comunidade crendo na força do amor; é realizar a profissão que temos com honestidade e qualidade; é testemunhar neste mundo materialista e consumista, que existe um Deus, que fomos feitos para a eternidade.

Somos testemunhas de Nosso Senhor Jesus Cristo não por força das qualidades que temos, mas porque nos foi comunicado o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo dá testemunho de Cristo em nós para que tenhamos condições de dar testemunho de Cristo no mundo. Foi para ser testemunhas que nos foi comunicado o dom do Espírito: “Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra” (At 1, 8).

Todo batizado foi constituído testemunha de Nosso Senhor Jesus Cristo. Temos, pois, que anunciar o Senhor com a vida, na família, no trabalho, na cultura, na política, na universidade, na economia. O mundo somente será permeado pelos valores do evangelho, quando cada cristão permear sua vida de Cristo.

Como testemunhas do Senhor Ressuscitado temos que levá-lo conosco em tudo aquilo que vivemos, fazemos e dizemos. Isto requer da nossa parte uma vigilância constante para que nossa vida não seja um obstáculo para que outros venham a conhecer, amar, adorar e servir o Senhor. Somos testemunhas quando nossos gestos, palavras e ações falam de Jesus Cristo. Contudo, quando impera sobre nós o pecado e o mundanismo nos tornamos um contratestemunho, um obstáculo para aqueles que ainda não creem.

Como testemunhas do Senhor temos que gastar a vida com dois grandes empenhos, o de transformar este mundo pelo evangelho e um ardoroso desejo do céu, cujo caminho o Senhor abriu para nós. Enquanto esperamos o Senhor vir em sua glória, cabe-nos, conduzidos pelo Espírito Santo, inflamar o mundo com o amor de Deus, trabalhando e rezando para que Cristo seja conhecido, adorado, amado e servido. Bem como, ajudando muitos irmãos a orientarem sua vida para Cristo.

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: : At 1, 1-11∕ Sl 46 (47)∕ Ef 1, 17-23
Evangelho: Lc 24, 46-53

Compartilhe

Últimas publicações

O Dom da Fortaleza, um convite à Santidade e ao Martírio

A Diocese de Formosa Goiás e tantas outras celebram solenemente as festividades em honra ao Divino Espírito Santo, nesta última semana, concluindo o Tempo...

60 anos de vida do Diácono Francisco Olegário (13/05)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Francisco Olegário...

03 ano de Ordenação Presbiteral do Pe. Kleison (01/05)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 01 de maio de 2021, o Padre Kleison Dias...

50 anos de vida do Pe. Adenailton Machado (02/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X